Notícias

O Lugar LGBTQIA+ no Videoclipe Brasileiro Contemporâneo é tema de nossa próxima oficina

Rodrigo Ribeiro Barreto
Foto: Leandro Jorge da Silva.

Oficina O Lugar LGBTQIA+ no Videoclipe Brasileiro Contemporâneo, com Rodrigo Ribeiro Barreto, é a próxima oficina do projeto Literatura Brasileira no XXI. Indicada para maiores de 16 anos, a atividade será realizada dentro da programação online da Biblioteca Parque Villa-Lobos, aos sábados, nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril, das 10h às 13h. As inscrições são gratuitas e estão abertas em www.bvl.org.br/inscricao.

Barreto apresentará um recorte histórico da representação genérico-sexual na produção brasileira de videoclipes da segunda década do século XXI, quando se intensificou a atuação de artistas assumidamente pertencentes à comunidade LGBTQIA+. A ideia é tratar a relação entre questões produtivas do campo desse tipo de conteúdo audiovisual, elementos estruturais das obras selecionadas e estratégias representacionais das dicotomias, das fronteiras e das ressignificações de gêneros e sexualidades. Nesse percurso teórico, está incluído o estudo das particularidades de identidade de gênero, orientação sexual, expressão de gênero, comportamento e práticas da sexualidade na videocriação. 

Desde 2014, Barreto é professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no campus de Porto Seguro com atuação na área de Humanidades e Artes. Na UFSB, ministra aulas nos seguintes cursos: “Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades”; “Licenciatura Interdisciplinar de Ciências Humanas, Sociais e suas Tecnologias” e “Som, Imagem e Movimento”.  Em termos temáticos, sua prática pesquisa e docência podem ser divididas em quatro eixos: interpretação e elaboração de diferentes tipos de obras audiovisuais; discussão de questões estéticas, poéticas e analíticas; abordagens sobre a contemporaneidade e identidades; e questões de gênero e sexualidades.  


Governo do Estado de SP