https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/issue/feed Cadernos Acadêmicos 2022-12-30T15:47:06+00:00 Gerente Editorial cadernosacademicos@lbxxi.org.br Open Journal Systems <p>A revista <strong>Cadernos Acadêmicos: conexões literárias (ISSN 2764-8192)</strong> é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônico, destinado à divulgação de trabalhos resultantes de pesquisas sobre literatura, de circulação nacional e internacional, realizada a partir da parceria estabelecida por meio de convênio de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, órgão de natureza cultural voltado à viabilização de políticas destinadas ao incentivo à leitura, tendo como principal papel gerir iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). A revista conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Campus Guarulhos-SP (Unifesp). </p> https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/100 Exercícios de poesia 2022-12-29T22:49:13+00:00 Pedro Marques pedro.marques@unifesp.br <p class="p1">No âmbito da unidade curricular Poesia no Brasil – do século XVI ao XIX, constante do Projeto Pedagógico do Curso de Letras da Universidade Federal de S.o Paulo (UNIFESP), alunas e alunos foram orientados a escrever poemas. A partir da leitura e an.lise da poesia praticada durante o Brasil Colônia, tomando como exemplos décimas, madrigais, oitavas e sonetos, foram realizados quatro exercícios de composição visando a geração de efeitos satíricos contemporâneos. São os enunciados desses exercício bem como parte dos resultados criativos que podem ser ora lidos neste texto.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/98 Apresentação 2022-12-29T20:54:38+00:00 Gerente Editorial cadernosacademicos@lbxxi.org.br <p>Apresentação Número 3 da Revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias</p> <p>As literaturas de língua portuguesa no contexto educacional: desafios, práticas, propostas e reflexões</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/74 Produção discente na pós-graduação brasileira 2022-10-25T15:53:49+00:00 Andre Barros andre.barros@unifesp.br Maria do Socorro Fernandes de Carvalho maria.fernandes@unifesp.br <p>O estudo objetiva expor problemas que envolvem a produção discente nos cursos de pós-graduação no Brasil. Há uma demanda institucional pela produção textual discente; como consequência, pesquisadores mestrandos têm de dispor de periódicos científicos onde publiquem suas pesquisas. Essa prática científica constitui um verdadeiro desafio ao jovem pesquisador no país. Para contribuir de modo pragmático com o acesso a periódicos acadêmicos abertos ao pesquisador mestrando, organizadores do VIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários, evento anual promovido pelo curso de pós-graduação em letras da UNIFESP, elaboraram um banco de dados com periódicos que aceitam mestrandos em suas chamadas.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/76 O estatuto da imagem fotográfica na literatura contemporânea 2022-10-25T15:51:04+00:00 Samara Lima samaracdlima@gmail.com <p>É notável o incremento do número de obras ficcionais atuais que dispõem de fotos em meio ao texto. Natalia Brizuela, em seu livro <em>Depois da fotografia </em>comenta sobre uma forma de criação literária do presente que busca contaminar-se com outras linguagens como, por exemplo, a fotografia. A fim de discutir a relação entre narrativa e imagem, este ensaio busca analisar duas produções contemporâneas, <em>As afinidades eletivas</em>, de Carlos Henrique Schroeder e <em>Caderno de memórias coloniais</em>, de Isabela Figueiredo, visando a explorar a fotografia como um recurso que, junto ao texto, expande o universo ficcional e faz “progredir a ação” (BARTHES).</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/80 Coleção Brasil Moço 2022-10-25T15:37:49+00:00 Marina Pereira marina.ps@usp.br <p>O presente trabalho busca investigar as estratégias utilizadas no mercado editorial para a captação de novos leitores. Para isso, pretende-se investigar a Coleção Brasil Moço (Literatura Viva Comentada), publicada pela Livraria Editora José Olympio entre os anos de 1971 a 1974. Fruto de uma parceria entre a casa editorial e o órgão governamental Instituto Nacional do Livro (INL), a coleção foi amplamente propagada nas escolas do país, mas ainda tinha o interesse de conquistar novos leitores. Para isso, utilizou-se da divulgação da coleção em cadernos de jornais especializados e suplementos literários para o aumento do seu público leitor.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/66 A Poesia (im)perfeita de Patativa do Assaré 2022-10-25T16:17:44+00:00 Francisco Fagner Pinheiro prof.fagner@hotmail.com <p>Neste artigo, pretendo mostrar como Patativa do Assaré se apresenta como um poeta virtuoso em técnica e composição ao mesmo tempo em que permanece na dimensão popular da linguagem. Sua poesia mostra-se, ao mesmo tempo, perfeita na esfera da composição versificatória e “imperfeita” na esfera linguística. A partir dos estudos de poesia e versificação de T. S. Elliot; Olavo Bilac e Rogério Chociay, será feita uma abordagem analítica da composição poética de Patativa do Assaré buscando-se entender como se dá o cruzamento entre poesia matuta e erudita; técnica e coloquialismo na poesia popular do poeta da região do Cariri cearense.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/65 A subversão das noções de gênero na construção das personagens Gina e Moleirão 2022-10-25T16:22:59+00:00 Vinicius Shindy Takahashi Freres freres@unifesp.br <p>Propõe-se verificar as formas comosão manifestadas as não-conformidades às noções cisheteronormativas de “homem” e “mulher” na construção das personagens Gina, do conto “Ruiva” [1978] de Júlio César Monteiro Martins e Moleirão, uma das protagonistas do conto “Praça Mauá” [1974] de Clarice Lispector, tendo em vista que cada uma das personagens, ao adotar atos performativos que subvertem tais noções, desestabilizam as normas sexuais calcadas no binarismo de gênero. Os pressupostos teóricos que fundamentam e respaldam as caracterizações e análises das personagens são os apresentados por Anatol Rosenfeld (2007), Antonio Candido (2007) e Arnaldo Franco Junior (2003).</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/78 Posturas políticas e educacionais no História do Brasil (1932), de Murilo Mendes 2022-10-25T15:45:18+00:00 Fernando Tadeu Triques zebuino@gmail.com <p>O livro <em>História do Brasil</em> (1932), de Murilo Mendes (1901/1975), apresenta 60 poemas que versam sobre situações satíricas, rebaixando ou reduzindo posições e dando novas referências e, assim, realizando outra leitura da história do Brasil. No entanto, por atender a predileções, o livro acaba sendo preterido pelo próprio autor quando da elaboração de sua antologia de 1959. Ao longo do livro a sequência de poemas, apresenta semelhanças com um desfile carnavalesco. Destaque para os poemas: “Hino do deputado”; “Teorema das compensações”; “Embarque do papagaio real”; “Linhas paralelas”; “Amostra da poesia local”; “Amostra da ciência local” e “Soneto do dia 15”.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/101 Entrevista com Maria Lúcia Dal Farra 2022-12-29T23:03:18+00:00 Luís Fernando Prado Telles lf.telles@hotmail.com Maria Lúcia Dal Farra mldalfarra@gmail.com <p class="p1">Esta entrevista foi realizada como atividade integrante de uma pesquisa desenvolvida em nível de pós-doutorado que procurava investigar a presença da literatura portuguesa nas universidades brasileiras como área de ensino e de pesquisa. A entrevista foi revista e atualizada para a presente publicação</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/88 Literatura e mundo 2022-10-25T15:11:40+00:00 Aline Maria Miguel Kapp-Barboza alinekapp@ifsp.edu.br Mary Nascimento da Silva Leitão maryepoesia@gmail.com <p>Este estudo propõe a elaboração uma atividade de intervenção prática de mediação e de compartilhamento de leitura literária propícia ao debate de temáticas que possibilitem valorizar a pluralidade étnico-racial, contribuindo com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Como estratégia metodológica, uma vez que se entende a obra como um romance dotado de “literariedade”, a leitura do texto literário seguirá as etapas propostas por Eagleton (2017) e os momentos de interpretação (COSSON, 2009). Desse modo, ao considerar caráter humanizador da literatura, espera-se que a atividade possibilite despertar um novo olhar para a problemática, colaborando com a desconstrução de discursos racistas.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/77 O letramento literário com textos de literatura de países de língua portuguesa: uma proposta para o Ensino Médio 2022-10-25T15:02:00+00:00 Gabriela Carvalho Solgon gabisolgon@hotmail.com Deisi Luzia Zanatta deisil.zanatta@gmail.com <p>Este artigo visa apresentar uma proposta de prática de leitura para ser desenvolvida com literaturas de língua portuguesa do Brasil, Moçambique e Portugal e refletir como essa proposição pode contribuir para o letramento literário de estudantes do ensino médio. Para compor este trabalho selecionamos o conto <em>Natalina Soledad</em>, de Conceição Evaristo, publicado em seu livro Insubmissas lágrimas de mulheres e os poemas <em>Moças das docas</em>, de Noémia de Souza, disponível na obra <em>Sangue Negro</em> e <em>Crucificada</em>, de Florbela Espanca, publicado em <em>Charneca em Flor</em>. O planejamento utilizado se vale da sequência básica de letramento literário, proposta por Rildo Cosson .</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/93 Ensino de literatura: 2022-11-17T14:40:31+00:00 Ricardo Gomes Brasil ricbr_gms@hotmail.com Lilian do Rocio Borba lilianbor@yahoo.com.br <p>As discussões propostas neste artigo referem-se ao desafio principal de promover a autonomia leitora e o letramento literário, pois prioriza a literatura periférica com finalidade de que o estudante agregue à sua leitura crítica os aspectos de construção identitária, reflita sobre imagens de territórios e os deslocamentos desenhados na obra estudada. Um dos aspectos relevantes na condução das análises propostas é a concepção que a obra é fundamental na constituição de Carolina como Autora uma vez que se apropriou do direito ao discurso denunciando a condição precária de vida de diversos brasileiros e desvelando ao mundo a condição do oprimido.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/83 Na machamba e no morro 2022-10-25T15:24:33+00:00 Viviane de Moura Sousa sousaviviane1404@gmail.com Karla Niels karla.niels@gmail.com <p>No contexto de uso da língua portuguesa em diferentes territórios como expressão de pertencimento e de identidade cultural e social, a literatura moçambicana, de Luís Bernardo Honwana, e a brasileira, de João Anzanello Carrascoza, veem de modo sensível uma sociedade marcada pela desigualdade e pela existência&nbsp; de mulheres renegadas pelo patriarcado, pelo racismo e pelo machismo estrutural. Neste viés, cabe propor aos estudantes oportunidades de experiências de leitura que lhe permitam refletir sobre a identidade da mulher em contos como <em>Dina</em>, de Honwana; e <em>No Morro</em>, de Carrascoza.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/99 Leitura de literatura e textos multimodais 2022-12-29T21:58:50+00:00 Larissa da Silva Lisboa Souza larissa.lisboa@ufla.br Wendel dos Santos de Menezes wendelmenezes@hotmail.com <p class="p1">O artigo pretende apresentar uma proposta de ensino de leitura literária que fuja do paradigma histórico-nacional que, considerando a abordagem de Cereja (2005) e Cosson (2020), não obtêm o sucesso esperado na formação de leitores de literatura. Logo, dada a importância da literatura na formação dos sujeitos, necessita-se de novas formas de trabalho com o texto literário, considerando, por exemplo, suas unidades temáticas. Os textos multimodais, de importância destacada inclusive em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem contribuir para aproximar o aluno das obras literárias, visto oferecerem diversidades de linguagem mais próximas das vivências dos estudantes.&nbsp;</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/79 Literaturas africanas no ensino médio 2022-10-25T15:42:15+00:00 Daniele Teixeira danii_teixeira1@hotmail.com <p>Reflexões semeadas na especialização em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Estado de São Paulo culminaram no seguinte objeto de pesquisa: Como abordar a literatura africana em sala de aula de forma eficaz considerando o universo africano, sua riqueza e peculiaridades? O objetivo geral é propor uma prática de ensino-aprendizagem eficiente para a inserção das literaturas africanas e os específicos englobam analisar o material didático e os documentos oficiais que norteiam a temática, verificar estudos existentes e sugerir obras para o material didático. A pesquisa possui caráter qualitativo-quantitativo, os resultados contribuem para a melhoria do ensino de literatura.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/82 Letramento literário em círculo de leitura estruturado 2022-10-25T15:31:09+00:00 Elisio Vieira de Faria vieiradefariaelisio@gmail.com Rita de Cássia Lamino de Araújo Rodrigues ritalamino@hotmail.com <p>Apresenta proposta de intervenção, mediação e compartilhamento de experiências de leitura literária ao letramento literário. Caracterizar a funcionalidade de um círculo de leitura é o objetivo. Relata descrevendo a concepção da proposta de intervenção, focaliza o seu contexto da concepção baseado na essência da formação: discussão, vivências da participação de cursista, registros de conteúdos produzidos no Curso de Especialização em Literaturas de língua portuguesa: identidades, territórios e deslocamentos. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico sobre letramento literário. </p> <p><strong> </strong></p> <p><strong> </strong></p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/81 Formação do leitor literário 2022-10-25T15:35:11+00:00 Ana Carolina Miguel Costa carol_c_fdj@hotmail.com <p>O presente artigo pretende apresentar os dados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola no interior de São Paulo, na qual buscou-se investigar quais resultados seriam encontrados ao propiciar o contato entre obra e leitor dentro da sala de aula. Para isso, inicialmente foi proposta uma abordagem teórica sobre o conceito de leitor, literatura e leitura literária. Após, apresenta-se os dados obtidos com a pesquisa de campo, na qual foi empregada a análise temática, para um estudo quantitativo e qualitativo, conforme proposto por Laurence Bardin (1977). Evidencia-se que os participantes conseguiram fazer interpretações textuais de qualidade.&nbsp;</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/69 Identidade, literatura e racismo 2022-10-25T16:11:12+00:00 Márcia Moreira Custódio marciamcustodio72@gmail.com <p>No campo de discussão da Lei nº 10.639/2003, o livro didático constitui-se importante ferramenta no processo de formação identitária, no que concerne à valorização da identidade negra. Este artigo problematiza um livro de Língua Portuguesa, por invisibilizar Luiz Gama na apresentação dos poetas do conteúdo do Romantismo no Brasil. A análise, de cunho bibliográfico, documental e qualitativo, respalda-se no pensamento de&nbsp; Munanga (2005; 2020),&nbsp; Cuti (2010), Ferreira (2000) entre outros. Como resultado, verificou-se que a obnubilação de autoria negra no conteúdo do Romantismo assinala um viés racista ao livro didático.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/68 O gênero literário Fanfiction como prática de escrita colaborativa, no ensino básico 2022-10-25T16:14:18+00:00 Natasha Castro silva nattashacastro@gmail.com Viviane Lima Martins viviane.martins@ifmg.edu.br <p>&nbsp;De acordo com as orientações da BNCC, o trabalho&nbsp; os contos populares pode ampliar a competência e as habilidades dos alunos em relação à leitura de textos literários e, também, despertar neles o gosto pela leitura. Além disso, pensando nas novas demandas do ensino remoto, a necessidades de trabalhar com as ferramentas dos ambientes virtuais tornaram-se essenciais para a educação básica. Diante desse contexto, pretende-se, com esse estudo, propor uma possibilidade de sequência didática, renovando a prática de letramento literário, na sala de aula, a partir de novos suportes de escrita como o ambiente digital.&nbsp;</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/87 A leitura literária no Ensino Médio 2022-10-25T15:18:18+00:00 Jaqueline Vieira de Lima kelly-jak1@hotmail.com <p>Este artigo objetiva refletir sobre a importância do ensino de literatura no Ensino Médio. Para tanto, buscamos discutir acerca da relevância de trabalhar com textos literários de autoria feminina que foram invisibilizados pelo cânone literário, e tecer considerações sobre como esses textos podem ser discutidos em sala de aula a partir da análise do conto <em>A Escrava</em>, de Maria Firmina dos Reis. Essa pesquisa é de cunho bibliográfico, com uma abordagem de interpretação textual, remetendo-se ao método indutivo. Como embasamento teórico e crítico, utilizamos os estudos de Pinheiro (2014), Almeida (2014), Cosson (2014), Schmidt (2008), dentre outros.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/92 Teatro do Absurdo Mexicano: 2022-11-17T14:44:17+00:00 Ana Cláudia Romano Ribeiro acrribeiro@unifesp.br Bianca Roberta dos Santos br.bianca.roberta@gmail.com Andreia dos Santos Menezes amenezes@unifesp.br <p>Em 1964, o mexicano Ignacio Arriola Haro recebeu o Prêmio Jalisco em Letras pela peça <em>Pandora y el ruiseñor</em>, que segue a estética do Teatro do Absurdo. Apresenta-se aqui sua tradução para o português – <em>Pandora e o rouxinol</em> – realizada no âmbito de uma Atividade Programada de Pesquisa (APP) do curso de Letras, habilitação em espanhol, da Universidade Federal de São Paulo, sob orientação das professoras Ana Cláudia Romano Ribeiro e Andreia dos Santos Menezes. Para completar a tarefa tradutória, foi realizada uma leitura cênica que pode ser assistida no youtube.</p> 2022-12-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos