https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/issue/feed Cadernos Acadêmicos 2022-06-29T00:00:00+00:00 Gerente Editorial cadernosacademicos@lbxxi.org.br Open Journal Systems <p>A revista <strong>Cadernos Acadêmicos: conexões literárias (ISSN 2764-8192)</strong> é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônico, destinado à divulgação de trabalhos resultantes de pesquisas sobre literatura, de circulação nacional e internacional, realizada a partir da parceria estabelecida por meio de convênio de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, órgão de natureza cultural voltado à viabilização de políticas destinadas ao incentivo à leitura, tendo como principal papel gerir iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). A revista conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Campus Guarulhos-SP (Unifesp). </p> https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/64 Apresentação 2022-06-27T18:38:27+00:00 Gerente Editorial cadernosacademicos@lbxxi.org.br <p>Apresentação do Número 2 (2022)</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/61 Entrevista com Paulo Franchetti: ou os espinhos para pensar a literatura brasileira 2022-03-09T18:18:06+00:00 FRANCINE RICIERI francinericieri@gmail.com Pedro Marques pedro.marques@unifesp.br Paulo Franchetti paulofranchetti@gmail.com <p>Entrevista com o professor e pesquisador Paulo Franchetti.&nbsp;</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/60 Descobrir fazendo: exercícios de escrita criativa de “Literatura francesa I: Panorama" 2020.1 (Dossiê ) 2022-03-05T11:23:24+00:00 Ana Cláudia Romano Ribeiro acrribeiro@unifesp.br Ghustavo Muniz de Camilo Silva ghustavo.muniz@unifesp.br <p>O dossiê “Panorama 2020.1”, organizado por Ana Cláudia Romano Ribeiro e por Ghustavo Muniz, monitor de Literaturas de Expressão Francesa que também cuidou do tratamento gráfico de todo o material, traz alguns exercícios de escrita criativa em português e em francês de alunos que cursaram a unidade curricular “Literatura francesa I: Panorama” no primeiro semestre de 2020 em regime de ADE (Atividades Domiciliares Especiais).</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/62 DURÃO, Fabio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020. 128 p. 2022-03-15T18:38:24+00:00 Maristela Barboza barboza.maristela@outlook.com Francine Fernandes Weiss Ricieri weiss.francine@unifesp.br <p>Resenha</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/63 LONGO. Dáfnis e Cloé. Trad. Denine Bottman. Campinas: Editora Pontes, 2020. 2022-03-25T03:23:02+00:00 Roberto William Calisto Oliveira contato.calisto666@gmail.com Maria Eduarda Zampieri Ambrasas maria.zampieri@unifesp.br <p>Resenha</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/57 Grupo de Lectura: Narrativas de um projeto de experiências leitoras literárias em língua espanhola 2022-03-02T03:24:13+00:00 Joana de Fátima Rodrigues rodrigues.joana@unifesp.br <p>Depoimento coletivo do <em>Grupo de Lectura</em> <em>Leituras e conversas sobre textos literários em língua espanhola</em>, com o objetivo da construção de memória dessa experiência destinada à leitura de textos literários em língua espanhola junto aos alunos (es) do curso de Letras Espanhol-Português da EFLCH, e também ao público externo da Unifesp, desenvolvida pelo programa de Monitoria de Literaturas em Castelhano no âmbito do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/59 Os infortúnios dos imortais, revelados por Paul Éluard e Max Ernst (1922) Tradução de cinco poemas em prosa 2022-03-03T19:26:46+00:00 Ana Cláudia Romano Ribeiro acrribeiro@unifesp.br Ramon Henrique de Carvalho Nascimento ramon.henrique@unifesp.br <p>Apresentamos aqui a tradução de cinco poemas de <em>Les malheurs des immortels, révélés par Paul Éluard e Max Ernst</em> (“Os infortúnios dos mortais, revelados por Paul Éluard e Max Ernst”), livro publicado em 1922 que reúne 20 poemas em prosa de Éluard e 21 colagens de Ernst.&nbsp; Essas traduções fazem parte de uma Atividade Programada de Pesquisa realizada por Ramon Henrique de Carvalho Nascimento e orientada por Ana Cláudia Romano Ribeiro no âmbito do curso de Letras, habilitação Português-Francês, da Universidade Federal de São Paulo.&nbsp;</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/7 O regionalismo literário e crise do Brasil-Império: 2021-09-22T02:08:36+00:00 Hiago Vinicius da Silva Cruz hiagoviniciuscruz@gmail.com <p>Esta pesquisa tem por objetivo analisar e explicar sociologicamente a estrutura formal de <em>Inocência</em>, um romance regionalista de Visconde de Taunay, publicado em 1872, seguindo as formulações metodológicas de Franco Moretti, que aborda a correspondência entre a <em>forma literária</em> e a <em>realidade histórica.</em> Pretende-se discutir, sobretudo, as questões político-sociais que fundamentam a obra, no que diz respeito à dissolução do Segundo Reinado e da ideologia senhorial na década de 1870. Defende-se que o projeto estético-social do escritor é reformista, pois a denúncia da realidade local do sertão configura a forma literária do romance.</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/11 Entre a esteira e a rua: 2021-09-23T18:36:43+00:00 Hellen Oliveira de Menezes hellen_olive@hotmail.com <p>O principal objetivo desta pesquisa é analisar a canção “Menino mimado” (2017), do cantor e compositor Criolo. O processo de análise ocorrerá através da letra, da melodia, do ritmo e do arranjo da canção. Observaremos também as questões sociais, do momento em que ela foi composta e o diálogo com a canção “Foco, força e fé”, do cantor Projota. Para as questões referentes a melodia da canção utilizaremos Caretta (2013) e Luis Tatit (2004).</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/12 Cora Coralina: 2022-03-04T19:45:36+00:00 Pedro Paulo Rolim Assunção p.p.r.a@hotmail.com <p>O trabalho se propõe a analisar os poemas de Cora Coralina distribuídos em três de seus livros. O estudo desse <em>corpus</em> constata, apoiado em <em>O pacto autobiográfico</em> (2014) de Philippe Lejeune, a presença do elemento autobiográfico na poesia coralineana como um potencializador da sua expressividade poética. A partir do livro de Clóvis Carvalho Britto e Rita Elisa Seda, <em>Cora Coralina: raízes de Aninha</em> (2015), o artigo lista e analisa as imagens poéticas mais recorrentes. Transpondo para a poesia o trabalho de doceira da autora, estuda a forma como essas imagens são retiradas da dispensa poética e integradas nos textos.</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/13 Vai Saber? 2021-09-22T17:52:35+00:00 Jéssica Aline Ferreira Felix jaffelix@unifesp.br <p>Este artigo, fruto da pesquisa realizada durante o curso de <em>Poesia e Canção</em>, da pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, realizado no ano de 2020 e ministrado pelo Prof. Dr. Pedro Marques Neto, apresenta a pesquisa realizada da composição <em>Vai Saber?</em> (2005) de Adriana Calcanhotto. O objetivo é percorrer, não apenas a estrutura temática da canção, mas também identificar e apresentar as diferentes interpretações, abordando os aspectos formais e sonoros do gênero de cada apresentação. A pesquisa tem relevância para a área de Letras, pois possui foco analítico na interpretação textual, bem como apresenta diversos aspectos do gênero <em>canção.</em></p> <p>&nbsp;</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/15 Com o sublime, o trágico: 2021-09-21T20:40:45+00:00 Grace Joplin Ferreira grjoplin@uef.fi <p>Nos contos machadianos “O habilidoso” e “O machete”, os personagens principais destacam-se por ambições artísticas, o primeiro pela pintura; e o segundo pela música. Entretanto, a autenticidade dessas motivações é ambivalente e contraditória, ao passo que um é tomado pelo transcendental, o outro o é pelo esforço. A temática em comum nesses dois contos vai além da questão sobre <em>ars </em>e <em>ingenium</em> que já recordava o poeta Horácio, mas sobretudo da relação entre o trágico e o sublime quanto na interiorização e legitimação da identidade de ambas as personagens.&nbsp;</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/31 Os usos políticos do cágado (em Pepetela) como elemento reivindicador da memória e da história de Angola 2021-10-18T19:57:19+00:00 Adriano Guedes Carneiro adrianoguedes.carneiro@hotmail.com <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo tem por objetivo provocar a possibilidade de uma chave de leitura para uma parte da obra do escritor angolano Pepetela a partir da evocação do cágado, como </span></span><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: medium;">elemento da tradição bantu, o portador da sabedoria, mas também como animais da ordem dos quelônios tal qual a tartaruga, comparada por Walter Benjamin ao <em>flâneur, (</em>especificamente em Passagens e nos textos presentes em Baudelaire e a modernidade).&nbsp;</span></span></p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/42 Os deslocamentos territoriais no romance Douceurs du bercail (1998), da escritora senegalesa Aminata Sow Fall 2021-10-18T20:14:32+00:00 Ana Cláudia Romano Ribeiro acrribeiro@unifesp.br Gabriela Rodrigues de Oliveira gabriela.rodrigues18@unifesp.br <p>O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir um tema central do romance <em>Douceurs du bercail</em> (1998), da escritora senegalesa Aminata Sow Fall: os deslocamentos territoriais. Inicialmente, apresentaremos algumas discussões acerca dos deslocamentos territoriais, notadamente da migração e da imigração, e sua presença na sociedade e na literatura senegalesas (DIOUF, 2009; MAMBENGA-YLAGOU, 2005; ROSA, 2014; THIOYE, 2005). Posteriormente, analisaremos alguns dos trechos da obra de Aminata Sow Fall nos quais os deslocamentos territoriais ganham relevo, evidenciando como Fall constrói sua narrativa com essa tópica tão atual e importante (DIOUF, 2009; ONUKO, 2012; THIOYE, 2005).</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/43 A construção da personagem feminina no conto "No moinho" 2021-10-18T20:15:34+00:00 Ana Claudia da Cruz Oliveira aninha.nra@gmail.com <p>O artigo tem como proposta refletir sobre Maria da Piedade, protagonista feminina do conto <em>No moinho</em>, escrita por Eça de Queirós. A partir da análise da constituição da trajetória da personagem, buscar-se-á relacionar a construção de seu caráter ficcional com as condições sociais da mulher no século XIX. Em seguida, serão abordados aspectos do romance <em>O primo Basílio</em>, também de Eça de Queirós, de forma a compor uma relação entre a protagonista do romance, Luísa, e a personagem Maria da Piedade, observando o adultério e as consequências para as personagens femininas.</p> 2022-06-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cadernos Acadêmicos