Cadernos Acadêmicos https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos <p>A revista <strong>Cadernos Acadêmicos: conexões literárias (ISSN 2764-8192)</strong> é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônico, destinado à divulgação de trabalhos resultantes de pesquisas sobre literatura, de circulação nacional e internacional, realizada a partir da parceria estabelecida por meio de convênio de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, órgão de natureza cultural voltado à viabilização de políticas destinadas ao incentivo à leitura, tendo como principal papel gerir iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). A revista conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Campus Guarulhos-SP (Unifesp). </p> pt-BR cadernosacademicos@lbxxi.org.br (Gerente Editorial) cadernosacademicos@lbxxi.org.br (Produção Editorial) Sat, 23 Dec 2023 23:34:37 +0000 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/125 <p>Editorial&nbsp;</p> Jean Pierre Chauvin (Editor), Thiago Maerki (Editor) Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/125 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 A Tópica do Arrebatamento https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/108 <p>Neste ensaio, intenta-se mostrar recorrências da tópica do arrebatamento amoroso em poemas compostos por Francisco de Sá de Miranda (1481-1558), Garcilaso de la Vega (1503-1536), Luís Vaz de Camões (1524-1580), Fray Luís de Léon (1527-1591), Antônio Ferreira (1528-1569) e Diogo Bernardes (1530-1594). O segundo objetivo é problematizar a leitura de cunho biográfico desses versos, tendo em vista que a <em>persona</em> poética resulta de uma série de lugares-comuns e artifícios selecionados e arranjados pelos poetas.</p> Jean Pierre Chauvin Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/108 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 Entre jangadas de pedras e ilhas desconhecidas: repensando a questão identitária portuguesa a partir da cartografia saramaguiana https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/113 <p><strong>RESUMO </strong></p> <p>O presente artigo tem como objetivo construir relações entre duas obras de José Saramago inseridas no <em>topos</em> da navegação, tão caro à literatura portuguesa: <em>A Jangada de Pedra</em> e <em>O Conto da ilha Desconhecida</em>, e, navegando na abordagem crítica da história lusitana, observar as possibilidades que emergem ao se estabelecer, pelas vias da literatura, uma nova cartografia como resposta à questão identitária portuguesa.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Literatura Portuguesa; José Saramago; Literatura contemporânea; Identidade, História.</p> <p>&nbsp;</p> Maíra Maximiano Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/113 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 O Paradoxo Bourdieusiano da Submissão Feminina em contos de Mia Couto e Lídia Jorge https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/116 <p>Este artigo analisa a condição feminina nos contos “Os olhos dos mortos” (2003) e “Marido” (1997), de Mia Couto e Lídia Jorge, respectivamente, ambos produzidos no período pós-colonial. Esta análise é desenvolvida a partir dos conceitos de Bourdieu sobre violência simbólica, <em>habitus, </em>dominação masculina, submissão feminina e estruturas de dominação. Serão consideradas, ainda, as contribuições dos <em>agentes específicos</em> e <em>instituições</em>, apontados por Bourdieu como produtores e reprodutores das <em>estruturas de dominação</em>, que naturalizam a dominação masculina.</p> Rosangela Silveira de Azevedo Leme Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/116 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 Diálogo com Frederico Lourenço https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/118 <p>Esta entrevista foi realizada por Thiago Maerki especificamente para a presente edição desta revista. O professor Frederico Maria Bio Lourenço, ou apenas, como assina suas obras, Frederico Lourenço, nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas na Universidade de Lisboa, instituição pela qual se doutorou com tese sobre os cantos líricos de Eurípedes. Entre os anos de 1989 e 2009 foi docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, atualmente, é professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.</p> Thiago Maerki Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/118 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 Alusões e discurso metaperformático na canção "Missão do cantador" da Banda de Pau e Corda https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/102 <p>O presente trabalho de conclusão da disciplina Literatura e interdisciplinaridade: poesia e canção compreende quatro partes,&nbsp; precedidas de uma introdução que apresenta a Banda de Pau e Corda e o seu recente álbum <em>Missão do Cantador</em>, lançado em CD e áudio para plataformas digitais, em 2021. O propósito do artigo é analisar a canção “Missão do cantador”, a primeira faixa do álbum homônimo, a partir de uma perspectiva literomusical. Assim, interessa-nos levantar as características expressivas da composição e, mais especificamente, as alusões e o discurso metaperformático, sob as teorizações de Tatit e Caretta proporcionadas pela disciplina, para uma interpretação possível.</p> Deusa Mitiko de Gouvêa Hanashiro HANASHIRO Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/102 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 Programado Pra Morre Nóis É: O Guerreiro do Rap e o Sample Verbal https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/117 <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho tem como objetivo analisar as conexões intertextuais e influências mútuas entre as músicas "Programado Pra Morre", Trilha Sonora do Gueto e "Vida Loka, Pt. II", Racionais MC's. Investiga-se, especificamente, o papel do sampler musical e verbal nessas composições, destacando a relevância&nbsp; na construção de narrativas mitológicas e poéticas. Também aborda-se o impacto do videoclipe como obra integral, discutindo a moda, o figurino e o cenário como elementos que colaboram para a identidade visual e mensagem da obra. O estudo indica como essas manifestações artísticas refletem a realidade das periferias e trazem à tona questões sociais e políticas.</span></p> Lara Sanches Silva, Pedro Marques Neto Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/117 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 Personagens mulheres de Machado de Assis: retrato estilizado de época https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/96 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Cambria, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">Analisamos </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">como alguns personagens femininos de Machado de Assis refletem e dialogam, ficcionalmente, com a posição da mulher na sociedade brasileira da época. Esforçando-nos por contextualizar a situação da mulher numa sociedade marcada pelo machismo, </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">mostramos </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">que Machado, na verdade, não traz uma imagem simples dessa mulher. O autor parece ir contra a imagem da mulher apenas submissa aos homens ou ao marido, típica da época. Sem poder ser tachado </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">de feminista, j</span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">pois </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">seria anacronismo, Machado cria personagens fortes, calculistas e muito ativas socialmente, a partir de interesses individuais – como a Guiomar, de </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><em>A mão e a luva</em></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">, Sofia, em</span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><em> Quincas Borba</em></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">, e</span></span> <span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">Capitu, de </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><em>Dom Casmurro</em></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">. Analisamos as estratégias dessas personagens em relação aos homens e ao casamento, ao </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR"><em>status </em></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">social e à postura exigida das mulheres no esforço de dar uma visão mais complexa do modo como Machado figura literariamente a realidade social, que ele nunca simpl</span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">ifica</span></span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">.</span></span></span></span></p> Andre Barros, Marcelo Batista da Silva Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/96 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 A fala: seus silêncios evidenciados https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/114 <p>Nesta resenha, sintetiza-se a analisa-se a obra Sete falas, do autor Jean Pierre Chauvin, publicada em 2022 pela Editora Cancioneiro. Defende-se, conjuntamente com o ensaísta, que as falas são modalidades discursivas que contêm silêncios, mas que esses mesmos silêncios podem ser evidenciados ao se analisar a conjuntura em que as tipologias são manifestas. Parte-se do princípio geral de que as ideias dominantes são, na verdade, as ideias das classes dominantes em cada contexto.</p> Marilia Couto Moratelli Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/114 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 A poesia das paredes https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/124 <p><span style="font-weight: 400;">A poesia das paredes é uma coluna-ensaio escrita por Cecilia Pavón que reflete sobre a conexão das pessoas no mundo atual com a literatura e com as outras pessoas, a reflexão se desenvolverá a partir do relato de uma participante de uma das oficinas de poesia da escritora que relata à ela que sua amiga só fazia poesia se fosse escrita nas paredes da cidade. O que é a literatura e o que são os ritos envolvidos no fazer literário são temas que se apresentam nesta obra.</span></p> Cecilia Pavón; Beatriz Rodrigues Machado, Thiago Henrique da Silva Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/124 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000 Para fazer um poema fofo ou 1 tiro de 12 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/109 <p>A série de poemas <em>Para fazer um poema fofo ou 1 tiro de 12</em> apresenta de forma irônica, ora sarcástica, a cena da poesia contemporânea brasileira que se vale de grupos, panelas ou confrarias praticando o elogio entre si, valendo-se de sinopses, orelhas, apresentações, prefácios ou posfácios, esvaziando, assim, a função desses textos, pois uma vez que todo poeta é genial, nenhum é, se todo livro é imprescindível, da mesma forma nenhum é.</p> Fabiano Fernandes garcez Copyright (c) 2023 Cadernos Acadêmicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://lbxxi.org.br/ojs/index.php/cadernos-academicos/article/view/109 Sat, 23 Dec 2023 00:00:00 +0000