/ governosp

Agenda

Confira os próximos eventos do projeto e outros que podem ser de seu interesse!
Dezembro/2022


Segundas Intenções com o escritor José Miguel Wisnik – Dia 3 de dezembro, das 11h às 13h
Biblioteca Parque Villa-Lobos – Bate-papo mediado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. Atividade presencial com transmissão ao vivo na página do Facebook da BVL. Não é necessário inscrição. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. 


Festival Zum – dias 3 e 4 de dezembro -Instituto Moreira Salles
O evento anual realizado pela revista ZUM em parceria com o Instituto Moreira Salles destaca a fotografia contemporânea, com debates, exposições e feira de fotolivros, com a presença de artistas, editores e pesquisadores da imagem, como Célia Tupinambá, Moara Tupinambá, Samuel Fosso, Aline Motta, Tiago Sant’Ana, Castiel Vitorino, Gretta Sarfaty, entre outros. Informações adicionais no site. 


Vamos falar de Clarice Lispector – 4 de dezembro, das 10h às 17h
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Confira a programação dos debates abaixo. Informações adicionais pelo site

  • Clarice, a mulher e a escritora, da intuição à produção por necessidade financeira, com Vilma Areas.
  • A trilogia de Clarice, com José Miguel Winsnik
  • Clarice Lispector e eu: o mundo não é chato, com Rita Elmôr
  • Conversas sobre Clarice, com Aurora Bernardini 

Laboratório de Literatura e Performance – dias 6, 8, 13 e 15 de dezembro, das 19h às 21h
A oficina pretende sensibilizar seus participantes em relação à escrita criativa a partir de uma perspectiva integral do fazer literária ao apresentar e discutir elementos de confluência entre as artes literárias e performáticas, tais como a encenação, a contação de histórias e a declamação de poesia. Atividade on-line. Inscrições abertas!


Oficina Distopias Literárias e a Política no Brasil - quartas e sextas-feiras, 7, 9, 14 e 16 de dezembro, das 10h às 13h.  
A oficina com Jean Pierre Chauvin oferece um panorama do gênero distopia, ao longo dos séculos XX e XXI, tendo em vista fomentar a leitura e apreciação do gênero, vinculando tais narrativas a importantes reflexões sobre temas de interesse social, cultural e político da atualidade nacional. 

Os participantes da oficina vão ganhar um exemplar do livro Mil - uma distopia, de Jean Pierre Chauvin. Para receber o livro, o inscrito deverá participar de pelo menos um encontro e ter um endereço no Brasil.  Atividade on-line, ao vivo. Vagas limitadas preenchidas por ordem de inscrição. Inscrições a partir das 10h do dia 22 de novembro pelo link bvl.org.br/inscricao.


III Congresso Internacional de Literatura Brasileira João Ubaldo Ribeiro, a ficção e a história – de 12 a 16 de dezembro
O evento on-line tem como objetivo ser um espaço multidisciplinar para contribuir e debater a obra do escritor e acadêmico brasileiro João Ubaldo Ribeiro, assim como outros temas sobre a literatura brasileira em geral. Mais informações aqui.