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Pesquisa aponta que apenas 16% da população brasileira é consumidora de livros

Câmara Brasileira do Livro / Nielsen BookData

Apenas 16% da população brasileira é consumidora de livros, aponta uma nova pesquisa da Câmara Brasileira do Livro realizada pela Nielsen BookData. O primeiro Panorama do Consumo de Livros, revelou que 25 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais compraram livros entre outubro de 2022 e outubro de 2023, indicando que 84% da população não comprou nenhum livro nos últimos 12 meses e que, dos consumidores, 69% adquiriram de 1 a 5 livros.

O perfil do comprador de livros está mais concentrado em mulheres, de classes C e B. As razões mais citadas para comprar um livro foram ‘crescimento pessoal’ seguido de ‘lazer’. Além da leitura, as atividades de lazer preferidas estão uso das redes sociais (50,8%) e serviços de streamings (44,3%).

Já entre os não compradores de livros, o principal motivo que leva à desmotivação é o valor atribuído ao produto, apesar da leitura ter sido considerada um hábito importante por 60% dos perfis não consumidores de livros. Dos brasileiros que não adquiriram nenhum livro nos últimos meses, 35% reclamaram dos preços, e essa percepção perpassa todas as classes sociais. A falta de tempo, seguido por ter acesso a livros digitais gratuitos e pdfs também foram apontados como fatores que desmotivam a compra.

O estudo busca traçar o perfil e os hábitos dos consumidores de livros no Brasil e ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023. Entre os entrevistados foram ouvidos tantos consumidores quanto não consumidores de livros, de diferentes regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste) e diferentes classes socioeconômicas (A, B, C, DE), garantindo assim uma ampla representatividade e alto índice de confiança.

Outros dados da pesquisa apontam que 55% dos consumidores preferem fazer suas compras de maneira online, aproveitando as diversas ofertas e comodidades desse tipo de canal de venda. Outros 40% ainda preferem comprar presencialmente, destacam ainda as indicações dos vendedores e levam em consideração as capas do livro.

Clique aqui para acessar o estudo completo.