Edição 07 - Abril/2021 | Entrevista

Livro: um objeto carregado de beleza, arte e significado

Foto: Aline Araújo

A oficina online “Um brinquedo chamado livro: as possibilidades do livro infantil que extrapolam a narrativa escrita”, realizada em fevereiro, dentro da programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), teve o livro infantil como protagonista. Na atividade, o professor e escritor Fabiano Fernandes Garcez, destacou seu potencial artístico e falou sobre os elementos que constituem o objeto carregado de beleza, arte e significado.

Indissociáveis como corpo e alma, os livros são feitos de narrativas e também de capa, fontes, cores, formatos e materiais com diferentes texturas. Mostrar o poder dessa combinação, bastante evidenciada nas publicações infantis, foi o objetivo desses encontros. Nos debates, os participantes, de variadas formações e interesses, compartilharam suas primeiras experiências com a leitura. É justamente na infância, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2016, que as crianças têm o primeiro contato com os livros, seja em casa ou na escola, e começam a desenvolver o gosto pela leitura.

O professor trouxe dicas de leitura e experiências com obras como “É o lobo?”, com texturas escondidas nas páginas e que costumam fascinar os pequenos e “Lampião e Lancelote”, de Fernando Vilela, cuja ilustração impactante mescla as cores cobre, associada ao cangaceiro, e prata, em alusão ao cavaleiro. Fabiano sublinhou, ainda, a importância da indicação de leitura, de acordo com as etapas de crescimento das crianças e lembrou da efeméride do Dia Nacional do Livro Infantil. A data, 18 de abril, foi escolhida em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato.

Esta oficina integrou o Literatura Brasileira no XXI, projeto em parceria com a Unifesp. Como forma de colocar em prática o conteúdo aprendido, os participantes escrevam resenhas sobre os títulos trabalhados, publicadas no site (clique aqui para conferir). 


Leia também

Dimensões musicais da experiência literária

Nesta entrevista, a professora, teatróloga, pesquisado e escritora curitibana, Deise Abreu Pacheco, fala sobre as motivações que a levaram a explorar a relação entre a literatura e a trilha sonora de autores do sul do Brasil que abordam vivências LGBTQIAPN+. Segunda ela, tudo começou com o t...

Leia Mais!
Arte, literatura e combate

Nesta entrevista, Patricia Anunciada e Nelson Flávio Moraes colocam os holofotes na contribuição da cultura dos povos africanos para a formação da identidade nacional, comentando fatores presentes desse legado na escrita de autores mais contemporâneos como Conceição Evaristo, Jeferson Tenó...

Leia Mais!
Amazônias de fora e de dentro

Nesta entrevista, o professor, pesquisador e escritor, Fadul Moura, parte de sua trajetória acadêmica para refletir sobre o pensar a Amozônia pela literatura que, em suas palavras, "é pensar em ideias que circulam dentro dela, sejam aquelas voltadas para a sua geografia, que, de fato, existem, s...

Leia Mais!
Os limites entre Literatura e História

Nesta entrevista, o professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cleber Vinicius do Amaral Felipe, destaca a importância de ler entender as obras associadas ao chamado “Romance de 30” na perspectiva contemporânea. Para quem “a leitura, mesmo desinteress...

Leia Mais!
A multiplicidade do gênero canção

Nesta entrevista, o escritor, professor, linguista e músico, Álvaro Antônio Caretta, retoma a origem da palavra caipira - “o homem que corta o mato” – para  trazer uma dimensão nova e instigante sobre o valor da cultura caipira na formação para a formação da cultura brasileira e...

Leia Mais!
A poesia e suas formas de existir

Nesta entrevista, os poetas e professores Pedro Marques e Leonardo Gandolfi tecem uma visão sobre os diversos tipos de poesia nas suas diferentes formas de composição, meios de transmissão e valorização social, “cada uma com regras próprias e bem-sucedidas”. Assim, diante das inúmeras po...

Leia Mais!