Vídeos
Divirta-se ampliando seu conhecimento sobre Literatura.
Relacionamos vídeos que podem contribuir para ampliar ainda
mais seu conhecimento sobre Literatura Brasileira no XXI, além de,
claro, trazer um pouco mais de diversão ao seu dia a dia, ao estudar o
tema.
Se, antes, os livros com temática LGBT ficavam em uma única prateleira, hoje eles estão espalhados pelos mais diferentes gêneros: desde romance até suspense. Mas nem sempre foi assim. COnfira matéria da TV CUtura sobre a BIenal do Livro 2024 sobre o tema.
O episódio discute a crescente presença de obras contemporâneas de autorias afro-brasileiras que contribuem na desconstrução de narrativas opressivas e promovem um maior entendimento das vivências e identidades negras. Assista!
A autora Rita Carelli, fala sobre temas como a origem da sua escrita, suas influências literárias e artísticas e sua trajetória, em bate-papo com o elo jornalista Manuel da Costa Pinto, no programa Segundas Intenções de maio de 2023. Confira!
Assista o bate-papo do romancista, ensaísta e tradutor, Caetano W. Galindo com autora Eliana Alves Cruz no programa “Trilhas e Letras” (TV Brasil), gravado na Feira do Livro de São Paulo 2024. Na pauta, novas formas de ler e produzir romances.
Em entrevista a CartaCapital, o compositor e pesquisador Ivan Vilela, autor do livro Cantando a Própria História – Música Caipira e Enraizamento (2013) reflete sobre a resistência da música popular ao neoliberalismo.
O professor, tradutor e poeta Marcelo Tápia fala a Manuel da Costa Pinto sobre o processo de construção do livro “Refusões”, uma coletânea que reúne em um só volume a obra de um dos nomes marcantes da poesia brasileira.
Letra de música é poesia? Para desentranhar a entranhada relação entre poesia e canção, ninguém melhor que o compositor e ensaísta José Miguel Wisnik. Assista o episódio de Super Libris, um programa sobre literatura brasileira.
O autor Paulo Scott, conhecido por abordar temas relevantes da realidade brasileira, como o preconceito racial, concedeu entrevista ao jornalista Manuel da Costa Pinto, no Segundas Intenções, na Biblioteca de São Paulo, em 2022. Confira!
Nada mais atual do que ver este “Brasil Caboclo”. Afinal, a Amazônia supostamente abrigava o Eldorado. Hoje ela é acima de tudo um campo de luta. O episódio integra o documentário "O Povo Brasileiro", baseado em obra homônima de Darcy Ribeiro.
O episódio “O Brasil Sertanejo”, que integra o documentário "O Povo Brasileiro", baseado em obra homônima de Darcy Ribeiro, traz uma visão belíssima do Nordeste! Com a direção de Isa Grinspum Ferraz. Assista!
Em "Os Caipiras", documentário exibido pela TV Cultura, o professor e crítico literário Antonio Candido fala sobre a sociedade caipira, com base nas suas pesquisas realizadas na década de 1940 para sua tese, publicada em livro, "Parceiros do Rio Bonito".
Escritores revelam suas vidas como leitores: Aline Bei, Daniel Munduruku, Jeferson Tenório e Rafael Calça falam de suas primeiras experiências que despertaram suas paixões pelos livros e pela literatura, no 13º Seminário Internacional Biblioteca Viva 2022
Neste TEDx Talks, a escritora e pesquisadora Julie Dorrico, descendente do povo Macuxi e doutora em Teoria da Literatura, destaca o papel da literatura indígena contemporânea para revisão da história oficial dos povos originários.
A websérie Quantas autoras negras você já leu? convida o público a uma reflexão sobre a invisibilização de autoras negras. Este episódio é apresentado por Juliane Sousa, uma das responsáveis pelo projeto "Mulheres Negras na Biblioteca".
Os jornalistas e escritores Adriana Negreiros, Joselia Aguiar e Tiago Rogero refletem sobre a importância do jornalismo para a democracia brasileira, uma mescla de reflexões em torno de um tema amplo que envolve todo o universo da cultura contemporânea.
O processo de escrita e a identidade dentro das obras e a trajetória de grandes escritoras em debate: a 1ª Jornada Literária da BibliON traz célebres vozes femininas na literatura. Explore o mundo literário sob a perspectiva feminina.
Victor Terra, da Agência Lupa, fala nesse vídeo sobre como lidar com a desinformação na prática, durante a mesa-redonda "Competência digital, educação midiática e (des)informação", do 13˚ Seminário Biblioteca Viva - Culturas Digitais. Assista!
Bruna Beber conta sobre o que torna sua poesia acessível, as imagens urbanas cariocas que de fato percorreu, a relação com a música e os registros sonoros, o cotidiano.
O Instituto Moreira Salles disponibiliza vasto acervo de cartas de personalidades intimamente ligadas ao Brasil que marcam a história cultural do país . Acesse www.correio.ims.com.br
Nuno Ramos, que se dedica às artes plásticas, música, escrita, dramaturgia, direção e roteiro de cinema, fala sobre seu processo de criação.
Ailton Krenak reflete sobre a terra e o território atravessando aspectos sociais, políticos, ambientais, da ancestralidade e do futuro
Djamila Ribeiro conta sua trajetória como escritora e o processo de criação de seus livros, como o Quem tem medo do feminismo negro.
O quadrinista e ilustrador Marcelo D’Salete tem quatro álbuns publicados e, quase todos, são relacionados a temas como preconceito social e racial, além de suas origens históricas no país.
O escritor Tom Farias conta os bastidores da produção das biografias de Carolina Maria de Jesus, Luiz Gama e José do Patrocínio
Entrevista com o escritor Laurentino Gomes aborda os livros da sua trilogia dedicada à história da escravidão no Brasil
O historiador Leandro Karnal comenta a influência da formação religiosa e filosófica em sua trajetória profissional e pessoal.
Artista plástica, ilustradora e jornalista, Mariana Colasanti é uma das escritoras mais premiadas do país com obras para públicos de várias idades.
O jornalista, cineasta, ganhador de um Prêmio Jabuti e ativista LGBTQ+, João Silvério Trevisan, comenta o ativismo em seus trabalhos literários.
A jornalista e escritora Josélia Aguiar é autora biografia do escritor Jorge Amado, publicado pela editora Todavia, vencedor do Prêmio Jabuti 2019.
Atual diretor de jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, relembra as dificuldades de ser correspondente internacional na guerra civil da Bósnia-Herzegovina.
Marcos Felipe, da Cia. Mungunzá, fala sobre o território e a mediação de conflitos pela cultura e apresenta as experiências com o Teatro de Container.
O escritor Cristovão Tezza, nascido em Lages (SC), é autor de mais de 20 obras e recebeu diversos prêmios.
A escritora, poeta, romancista e historiadora de formação Micheliny Verunschk conta quando decidiu ser escritora e quais foram as suas influências.
O poeta, tradutor e crítico literário Claudio Willer fala sobre a sua trajetória e reflete sobre a nostalgia que a literatura pode carregar.
A escritora, poeta e tradutora Bruna Beber conta sobre seu encontro com a palavra e a poesia da cidade.
O jornalista e poeta Heitor Ferraz Mello fala sobre sua carreira, a produção em tempos de coronavírus e faz um diagnóstico da poesia nos dias atuais.
Escritor, historiador, tradutor e editor, Rodrigo Lacerda já ganhou dois prêmios Jabuti conversa sobre seus projetos e a literatura.
Cíntia Moscovich é escritora e jornalista, autora de sete livros fala da sua trajetória na literatura, obras publicadas e influências.
Bate-papo com o escritor, poeta e compositor, Ademir Assunção, que escreve com o ouvido e lê com ritmo as sonoridades da palavra escrita.
Marçal Aquino é escritor, jornalista e roteirista de cinema e televisão. Também já escreveu poesia e dedicou uma fase da vida aos quadrinhos.
Elvira Vigna conta um pouco de trajetória profissional, da sua obra literária e da sua visão de mundo e da literatura.
A escritora carioca Adriana Lisboa é autora de sete romances, três livros de poemas, dois de contos e cinco obras infantojuvenis.
Pesquisadoras de literatura e slam dialogam sobre as possíveis conexões entre as competições de poesia falada e o movimento literário modernista.
O crítico literário Marcelo Lotufo propõe a reflexão sobre a presença das produções literárias brasileiras e as dificuldades de distribuição para a sociedade.
Bernardo Ajzenberg é autor de uma literatura urbana que trata de assuntos familiares e cria uma sensação de ilusão com o que é considerado normal.
Marilena Nakano nos traz uma mensagem de força e valorização da biblioteca como uma espaço de testes, vivências e afetos.
A poeta e tradutora carioca Marília Garcia fala da sua trajetória e das obras “Câmera lenta”, livro pelo qual ganhou o Prêmio Oceanos (2018).
O casal Stela Barbieri e Fernando Vilela assina várias obras em conjunto como "Quero colo, Sapo Comilão" e "Como surgiram os vaga-lumes".
O poeta, tradutor e crítico literário Claudio Willer fala da presença do surrealismo em sua trajetória e reflete sobre a nostalgia da literatura.
O escritor pernambucano Marcelino Freire conta quais foram as suas inspirações e quando começou a escrever.
A escritora e cordelista Jarid Arraes fala sobre o espaço para publicações afro-brasileiras e suas produções.
O escritor Itamar Vieira Junior fala sobre a obra Torto Arado e os temas a cercam em sabatina com professores e estudantes da Unifesp.
Silvio Almeida, do Instituto Luiz Gama, fala sobre como se constitui as tradições em lugares que o mundo acadêmico não costuma percorrer.
Marisa Lajolo fala sobre as diferentes formas de mediação de leitura e sua importância e influência na formação de leitores.
O escritor e filósofo Juliano Garcia Pessanha falou sobre momentos marcantes de sua vida e como sua trajetória foi sendo transformada com e pelos livros.
O escritor Cristovão Tezza fala, em especial, do romance "O filho eterno", que ganhou os principais prêmios de literatura no Brasil e da obra "O professor".
Samuel Titan Jr. é Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP e tradutor de importantes obras da ficção.
Com mais de 80 títulos publicados, o escritor Pedro Bandeira é o autor de literatura infanto-juvenil que mais vende no país.
Trecho da palestra "O ato de educar: conectando bibliotecas e comunidades" realizada durante o 8º Seminário Biblioteca Viva.
Ignácio de Loyola Brandão, autor do livros distópico Não verás país nenhum, fala sobre sua trajetória na literatura.
O escritor Luiz Ruffato, fala de sua trajetória, do cenário literário e político brasileiro e de diversos temas ligados a literatura, mercado e educação.
No programa gravado na Pinacoteca de São Paulo, o escritor Valter Hugo Mãe fala sobre como a fuga da realidade é a inspiração de suas narrativas.
O mundo é diferente da ponte pro Capão, o escritor Ferréz Escritor comenta como a periferia inspira sua literatura combativa.
O amazonense Milton Hatoum é ganhador de dois prêmios Jabuti na categoria romance com "Relato de Um Certo Oriente" e "Dois Irmãos".
Os contadores de histórias Lili Flor e Paulo Pixu compartilham conto indígena e brincadeira para inspirar atividade com as crianças.
Em webinar, Julie Dorrico e Fábio Martinelli Casemiro tratam de aprendizados sobre o sistema literário indígena no Brasil.
Filósofa, escritora e professora Marcia Tiburi tem mais de dez livros publicados. Ética, política e feminismo são temas abordados em suas obras.
A repórter, escritora e documentarista Eliane Brum ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo.
Confira webinar sobre divulgação e produção literária realizado com os escritores Carlos Eduardo Pereira, Micheliny Verunschk e Tiago Ferro.
Eugênio Bucci, jornalista e professor da USP, trata das fake news em workshop internacional "Mediação: uma biblioteca para hoje e para todos".
O escritor Jacques Fux fala de sua trajetória e justifica a curiosidade pelo mundo dos números como fonte também de seu trabalho.
O psiquiatra e escritor Flávio Gikovate tem mais de 30 livros publicados. Vencedor do prêmio APCA de rádio na categoria variedades em 2012.
O psicanalista publicou o livro "Branco e Cartas a um Jovem Terapeuta". Foi aluno do filósofo Roland Barthes e do psicanalista Jacques Lacan.
A professora Eliana Yunes fala do ler com o mundo e com os outros, em videoaula "A leitura e a literatura como direito e princípios de cidadania".
O ativista, pesquisador e escritor João Silvério Trevisan esteve na Biblioteca de São Paulo e compartilhou suas experiências literárias.
O escritor Tony Belotto, que faz parte da banda Titãs, trata de sua trajetória na literatura em bate-papo online.
Raimundo Carrero participou, em 1970, como romancista e contista do Movimento Armorial, que teve Ariano Suassuna como um dos idealizadores.
A escritora e artista visual Paula Parisot reflete sobre “A Dama da Solidão”, livro finalista do prêmio Jabuti na categoria Conto.
Escritor de histórias de suspense, crime e terror, Raphael Montes é criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da série "Bom Dia, Verônica".
João Anzanello Carrascoza publicou diversos livros de contos como "O Volume do Silêncio", "Tempo Justo" e "Diário das Coincidências".
Ilan Brenman já publicou mais de 60 histórias e mantém uma biblioteca com cerca de quatro mil livros infantis em casa.
Artista visual, ilustrador e autor, Marcelo Cipis tem três livros publicados e recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Capa com "Água para Chocolate".
Índigo, que é formada em Jornalismo, conta como deu início à carreira literária e começou a escrever para crianças.
Eva Furnari fala de suas experiências com a literatura e a ilustração e diz que histórias são feitas com razão e sensibilidade, durante Seminário Internacional.
Stela Barbieri e Fernando Vilela contam como começaram a trabalhar juntos e criar livros ilustrados.
Pedro Bandeira fala sobre sua carreira, seus livros e muito mais durante o aniversário de 10 anos da Biblioteca de São Paulo.
Na conversa, a poeta Marília Garcia comenta e lê trechos do livro "Câmera Lenta", obra vencedora do Prêmio Oceanos de Literatura de 2018.
Bate-papo com uma das principais agentes literárias do país, Lucia Riff, responsável pelos direitos da obra póstuma de Carlos Drummond de Andrade.
Um dos autores mais prolíficos e reconhecidos da literatura infantojuvenil do Brasil, Ricardo Azevedo é ilustrador, poeta e compositor de música popular.
Pedro Bandeira conta a história de Pedro Malasartes em versos, durante o 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva.
Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira, autor do livro de poemas "Peixe e Míngua", fala de suas experiências literárias.
Confira bate-papo com o escritor, dramaturgo e roteirista Marcelo Rubens Paiva que lançou, em 2015, "Ainda Estou Aqui", segundo livro autobiográfico.
Veja entrevista com Nina Horta, que foi colunista do jornal Folha de S.Paulo e considerada pioneira na crônica gastronômica no Brasil,
O jornalista e escritor Humberto Werneck, que recebeu o prêmio APCA pela obra "O Santo Sujo - A Vida de Jayme Ovalle", fala sobre sua trajetória,
Raquel Cozer compartilha suas experiências como jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura,
Um dos destaques entre os cronistas contemporâneos, Antonio Prata fala de seus livros e roteiros.
O escritor Luiz Ruffato, que tem crônicas publicadas em jornais, trata de sua trajetória na literatura e fala das suas inspirações.
Fabrício Corsaletti, que é poeta, cronista e também romancista, navega por suas obras em bate-papo que inclui suas referências.
O escritor André Vianco fala sobre o leitor, que atualmente lê tudo em diversas formas e sobre variados temas.
Ignácio de Loyola Brandão compartilha suas experiências ao escrever e sua relação com o público leitor.
Em 2015, Karina Buhr lançou o livro "Desperdiçando Rima", com poesias, desenhos e anotações que revelam muito de seu universo criativo.
Trecho da apresentação "Parada Poética", realizada durante o 9º Seminário Biblioteca Viva, com o escritor Renan Inquérito.
No Workshop Internacional - Mediação: cultura, leitura e território, Roberta Estrela D´Alva falou sobre a força da poesia. Confira.
Poesia e intervenções lítero-musicais tomaram conta do Sarau Libertas, dentro do Festival Literário Libertas.
Veja a oficina "Assim Se Faz Poesia" (do programa Viagem Literária), comandada por Dinha, educadora, ativista contra o racismo e líder comunitária.
A poesia tomou conta da Leitura Dramática, dentro do Festival Literário Libertas, e você confere as performances aqui.
Qual o limite da palavra? Em encontro do Segundas Intenções. Renan Inquérito e Rodrigo Ciríaco contam histórias e falam sobre experiências e poesia.
No programa Segundas Intenções, a escritora Jarid Arraes fala sobre cordel, o poder das palavras e seu processo criativo.
O escritor Claudio Willer fala da poesia e do ritmo das palavras em bate-papo realizado na Biblioteca de São Paulo, durante o programa Segundas Intenções
Paulo Roberto Pires é jornalista. Colaborou com publicações como Jornal do Brasil, O Globo, Época e BRAVO!, e atuou nas editoras Planeta, Ediouro e Agir.
Professora de Antropologia da USP e de Princeton, nos EUA, Lilia Schwarcz fala sobre atividade acadêmica e atividade editorial.
Frei Betto compartilha suas lutas em busca de um Brasil democrático durante os tempos da ditadura militar, além de falar sobre suas obras e vivências como escritor
Bernardo Carvalho, autor dos premiados “Nove Noites” e “Mongólia”, fala da literatura como um ato de resistência.
Confira o vídeo com o escritor e jornalista Laurentino Gomes autor da trilogia "1808", "1822", "1889", sobre a história do Brasil.
A escritora Ana Maria Gonçalves, autora do livro “Um Defeito de Cor”, conta como foi o processo de desenvolvimento da obra.
Autora de "Quando Me Descobri Negra", Bianca Santana compartilha seus saberes em oficina sobre escrita de si.
Webinar traça panorama da presença de autoras negras nas bibliotecas e destaca importância da inclusão de mais obras nestes espaços.
Confira a íntegra do debate realizado durante o Clube de leitura online - Mulheres negras na Biblioteca, com autoras do livro.
Com mediação de Rodrigo Ciríaco, bate-papo entre Cidinha da Silva, Marcelino Freire e Roberta Estrela D´Alva trata da literatura contemporânea brasileira.
A premiada escritora Ana Paula Maia conta como desenvolve os protagonistas para os livros que publica e onde encontra inspiração para criar.
Psicanalista e escritora Betty Milan fala da construção dos personagens e dos cenários escolhidos para as obras que cria.
Bate-papo com o médico e escritor Drauzio Varella trata de saúde, literatura, a experiência no Complexo Presidiário do Carandiru e muito mais.