Blog

A história do documentário “O Povo Brasileiro”, baseado na obra de Darcy Ribeiro

Texto e Imagem, Isa Ferraz

“O Povo Brasileiro” (2012) é um documentário que propõe um mergulho profundo na história do Brasil para falar sobre formações históricas, sociais e culturais que constituem as identidades do povo brasileiro.

A série é uma recriação da narrativa literária da obra homônima “O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil” (1995), do antropólogo, educador e ensaísta Darcy Ribeiro, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX, tema que norteia as atividades do projeto Literatura Brasileira no XXI deste ano.

A partir das seguintes indagações, - Afinal, quem são os brasileiros? Que matrizes nos alimentaram? Que traços nos distinguem? E o que querem do futuro? – foram produzidos dez episódios, com duração de 26 minutos cada que, apesar de seriados, têm autonomia e podem ser assistidos individualmente. São eles: Matriz Tupi, Matriz Lusa, Matriz Afro, Encontros e Desencontros, Brasil Crioulo, Brasil Sertanejo, Brasil Caipira, Brasil Caboclo, Brasis Sulinos, Invenção do Brasil. (Clique aqui para saber detalhes de cada capítulo). 

Dirigido por Isa Grinspum Ferraz e produzido pela Fundação Darcy Ribeiro, TV Cultura e GNT, os filmes foram produzidos a partir de um longo depoimento exclusivo que Darcy Ribeiro concedeu, antes de morrer, à diretora. Segundo o relato de Isa, em seu site Texto e Imagem, a série foi construída como uma espécie de sinfonia. “Os documentários reúnem diferentes vozes num concerto onde fato e mito, passado e presente, tradição e modernidade dialogam e provocam reflexões e sentimentos”, diz a diretora. 

"Darcy Ribeiro é o guia da narrativa. Chico Buarque de Holanda fala trechos adicionais da obra de Darcy. Matheus Nachtergaele faz a leitura de textos de época, de poemas, trechos de ensaios e obras literárias clássicas. Com seus depoimentos, Antonio Candido, Aziz Ab’Saber, Paulo Vanzolini, Ariano Suassuna, Luis Melodia, entre outros pensadores e artistas, enriquecem a discussão. Gilberto Gil e Tom Zé fazem participações especiais”. 

O documentário completo está disponível no Youtube

Fonte: Texto e Imagem, Isa Grinspum Ferraz