Blog

Festival Literatura Brasileira no XXI reúne dezenas de pessoas em Ubarana para noite de cultura e incentivo à leitura

Jonas Garcia

Dezenas de pessoas lotaram a Biblioteca Pública Municipal Emiliana Vilerá, em Ubarana-SP, no dia 29 de agosto, para participarem de mais uma etapa do Festival Literatura Brasileira no XXI, que integrou o 1º Festival de Literatura da cidade. 

A programação foi aberta com a apresentação do artista plástico e ator, Fernando Machado, que, por meio da sua “Arte Viva”, comoveu muitas pessoas com sua performance. “Achei a estátua viva bem inspiradora, porque o traje dele tem inscrições que indicam que ele é um autor. Achei bem legal”, relata Elena Bailo, de 13 anos. 

 Diálogos de dentro 

A mesa-redonda “Diálogos de dentro: olhar literário sobre a diversidade” foi mediada pela ubaranense Elizandra Silva que, além de usar a fotografia como expressão artística, é agente cultural local. “Nossa cidade é super engajada em cultura, sempre estamos fazendo várias atividades”, afirma. A escritora local Yasmin Castilha começou a fazer seus primeiros rascunhos há 10 anos e também participou do bate-papo. “Considerando que, hoje em dia, é difícil você achar leitores, e nós escritores precisamos deles, eu acredito que esse tipo de evento estimula e desperta o interesse de todas as pessoas pela literatura”, diz. 

“Tenho impressão que o contato com os autores e com os artistas de diferentes áreas, mexe um pouco com o imaginário das pessoas, que é sempre uma tentativa de chamar atenção para a literatura”, destaca o escritor paulistano Tiago Ferro, que tem entre seus livros o romance “O pai da menina morta”, inspirado em sua própria história e que lhe rendeu o Prêmio Jabuti e o Prêmio São Paulo de Literatura.

O evento é uma ação do Sistema Estadual de Bibliotecas (SisEB)/Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL)/Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e é gerenciado pela SP Leituras.

Arte Viva

O próximo encontro será na cidade de São Bento do Sapucaí, em 28 de setembro.