Blog

FLIM - Festa Literomusical acontece em setembro

FLIM

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2023 acontece a 9ª edição da FLIM - Festa Literomusical de São José dos Campos. Na programação, apresentações musicais, mesas literárias, lançamentos de livros e muitas outras atrações para todos os públicos. Uma agenda abrangente, inteiramente gratuita e de fácil acesso, sob a curadoria das convidadas Alice Penna e Costa, Tania Rivitti, Bianca Mantovani e assistência de Maria Beatriz Machado.

O tema deste ano parte das reflexões sobre o amor de bell hooks, pensadora estadunidense, que entende que o amor não está dado, que ele é uma prática cotidiana, ele é uma ação e não apenas um sentimento. bell hooks falava do amor como prática e ferramenta de transformação. bell, que tratou de um tema tão grandioso, no entanto, se mostrava miúda ao assinar seu pseudônimo.

Isso mesmo! A autora que guia esta edição da FLIM aparece em letras minúsculas. Gloria Jean Watkins, que se tornou bell hooks em homenagem à sua avó, assinava dessa forma como um ato de protesto. hooks queria que prestássemos atenção em suas obras e não em sua pessoa.

A Festa Literomusical de São José dos Campos é o principal evento do gênero no Vale do Paraíba. Anualmente, o festival ganha projeção nacional e se firma como um dos principais acontecimentos culturais do interior paulista. Durante três dias, o Parque Vicentina Aranha se transforma em um cenário vibrante de celebração cultural, abrangendo música, dança, teatro e atividades literárias. O evento oferece uma programação diversa, livre para todos os públicos e 100% gratuita.

Desde sua estreia em 2014, a FLIM é aguardada ansiosamente na região. Com a participação de renomados nomes como Arnaldo Antunes, João Paulo Cuenca, Noemi Jaffe, Antonio Nóbrega, Ignácio Loyola de Brandão, Laerte, Andréa del Fuego, Chico César, Maria Ribeiro, Tom Zé, Paulo Miklos, Barbatuques, Martinho da Vila, Davi Kopenawa e vários outros artistas, os palcos do festival recebem escritores, músicos, atores e jornalistas, resultando em um caráter multifacetado.

O evento, que entrelaça música, literatura e expressões artísticas diversas, também é palco de lançamentos de livros de escritores regionais, sessão de autógrafos, oficinas de escrita criativa e de leitura, contações de histórias e exposições, tornando-se um espaço para a troca de ideias e enriquecimento cultural.

O Parque Vicentina Aranha, um dos principais patrimônios históricos do estado localizado na cidade de São José dos Campos (SP), é o local que recebe a festa com sua extensa programação de oficinas, workshops, shows, mesas de debate com autores de renomados, atividades infantis, lançamento de autores regionais e mais.

 A primeira FLIM ocorreu em 2014, e logo tornou-se um dos eventos mais esperados da região. Suas sete edições contemplaram com arte e cultura cerca de 86 mil pessoas. Pelos palcos do FLIM passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e estudantes. Arnaldo Antunes, João Paulo Cuenca, Noemi Jaffe, Daniela Arbex, José Miguel Wisnik, Leonardo Gandolfi, Joca Terron, Paulo Lins, Mário Bortolotto, Antonio Nóbrega, Ignácio Loyola de Brandão, Laerte, Chico César, Andréa del Fuego, Roberta Estrela d’Alva, Lourenço Mutarelli e vários outros estiveram conosco nesta verdadeira celebração da literatura.

A programação é gratuita, mas você pode colaborar por meio do “ingresso solidário”, doando 1kg de alimento não perecível em benefício das entidades assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

Mais informações no site oficial d FLIM https://www.flimsjc.com.br/