Blog

Lançamento do livro “AZEYTONAS EM BRASA: autores para degustar {vivos}” marca o sucesso do primeiro Ateliê de Criação Literária

Lenise Oliveira

A Biblioteca de São Paulo (BSP) promoveu, em fevereiro, o lançamento do livro “AZEYTONAS EM BRASA: autores para degustar {vivos}”, uma coletânea de textos produzidos no primeiro Ateliê de Criação Literária  realizado pela biblioteca. A produção foi organizada a partir da curadoria de Olyveira Daemon, o ministrante do curso realizado em colaboração com diversos escritores e escritoras ao longo de 2023.

O evento contou com a apresentação do grupo Contadores de Mentira, que, a partir de trechos dos textos dos "atelienses" que compõem o livro, construiu um espetáculo que emocionou a todos os presentes. A confraternização foi na área externa da biblioteca, com direito a coquetel e ao jazz do Trio da Tica. Marcaram presença os escritores Marcelo Maluf, Morgana Kretzmann, e Paulo Scott, que fizeram parte da equipe de professores da primeira edição do ateliê.

Paulo destacou a importância da iniciativa como espaço de promoção da cultura, "[o ateliê] é um espaço de formação que nos próximos anos revelará nomes muito importantes para a literatura brasileira", previu. Pierre Ruprecht, diretor da SP Leituras, também exaltou o papel dos encontros, "um ateliê de criação literária de longa duração em uma biblioteca faz um enorme sentido, pois esse tipo de oficina oferece a oportunidade para que se junte tribos, escritas e pessoas diferentes. Permite que elas se expressem e criem uma maior percepção sobre si mesmos. Tudo isso faz parte da vida da biblioteca", pontuou.

A segunda edição do Ateliê de Criação Literária da BSP acontecerá em breve. O período de inscrições, datas e horários dos encontros serão divulgados no site, agenda e redes sociais da BSP e do projeto Literatura Brasileira no XXI.