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Mulher: protagonismo quando o assunto é incentivo ao hábito da leitura

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Em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8), o projeto Literatura Brasileira no XXI destaca o papel imprescindível das mulheres quando se fala no incentivo ao hábito da leitura – dentro e fora da família.

Mulheres leitoras

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e Ibope Inteligência (2020), as mulheres leem em média mais do que os homens no País, revelando que 59% são leitoras, enquanto apenas 52% do público masculino é adepto do hábito.

Em um recorte de gênero, o estudo mostra ainda que a disparidade entre os gêneros vem aumentando. Em 2015, a diferença era discreta, de 52% para elas contra 50% para eles. No último levantamento, o percentual de mulheres leitoras cresceu 7% (59% em 2019) e o dos homens apenas 4% (54% em 2019).

Sendo maioria leitora no país, a figura feminina, conforme indicam as últimas pesquisas, exerce um importante papel na formação de leitores. Apesar disso, elas continuam sendo pouco representadas no mercado editorial, desde a produção até a publicação de livros.

Mulheres lideram projetos de incentivo à leitura por todo o Brasil

Quem está construindo um Brasil leitor? Essa pergunta é o cerne da pesquisa O Brasil que Lê, iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em parceria com o Itaú Cultural, que mapeia projetos de incentivo à leitura e formação de leitores, promovidos pela sociedade civil e por gestões públicas no Brasil. Enquanto panorama da leitura no país, se soma à pesquisa Retratos da Leitura.

O levantamento inédito registrou 382 ações no campo da leitura em 24 estados brasileiros. Mais de 220 mil pessoas são atingidas por esses projetos. As mulheres lideram 74% das iniciativas, sendo que parcela significativa das ações são conduzidas por pessoas que atuam voluntariamente (44,76%) e utilizam recursos próprios para manter as atividades (39%). Nenhuma das iniciativas, no entanto, recebe recursos federais do Plano Nacional de Livro e da Leitura (PNLL) para a sua continuidade.

Curiosidade: coincidência ou não, o projeto conta com uma equipe totalmente feminina, composta por pesquisadoras das áreas de Letras, Biblioteconomia, Educação, Administração, Comunicação.

Mulheres compram mais livros

Uma nova pesquisa da Câmara Brasileira do Livro realizada pela Nielsen BookData, o primeiro Panorama do Consumo de Livros, apontou que 84% da população adulta do Brasil não comprou nenhum livro no último ano. Entre a população adulta que comprou ao menos um livro nos últimos doze meses, 57% são mulheres e 43% são homens. Concluindo que apenas 16% da população brasileira é consumidora de livros, a pesquisa indica que o perfil do comprador de livros está mais concentrado em mulheres, de classes C e B.

A importância do hábito da leitura está no centro das discussões sobre desenvolvimento humano, uma vez que no Brasil, apenas pouco mais da metade da população (52%) tem hábitos de leitura, com a Bíblia e os livros religiosos dominando a preferência. Além disso, o país perdeu 4,6 milhões de leitores em quatro anos. No entanto, mulheres apresentam novas formas de transformação dessa realidade, de acordo com o estudo Retratos da Leitura, de 2020.

Dados do referido estudo, indicam a mãe ou a mulher responsável pela educação na família como a principal incentivadora do hábito de leitura: professor(a) e as mães são apontados como os principais influenciadores(as) do gosto pela leitura (15%), seguidos pelos pais (6%).

Por fim, extrapolando as questões de gênero, as pesquisas recomendam que seguir incentivando hábitos de leitura nos primeiros anos de vida é crucial para a promoção de uma série de campos da existência humana, incluindo o desenvolvimento cognitivo, a percepção sobre o mundo, o respeito às diferenças e o estímulo à criatividade.

Fonte: Globo; O Globo; UOL; Itaú Cultural; Publishnews; CENPEC