Blog

Paulo Ito: grafites inspiram histórias de 10 autoras e autores contemporâneos

Editoracuja

Que histórias uma imagem pode suscitar? Os grafites de Paulo Ito são o ponto de partida para a escrita de histórias inéditas de 10 autoras e autores contemporâneos. Explorando o diálogo entre a pintura e a palavra, a obra “Litera-Rua” ficcionaliza a vida contemporânea de maneira original e transporta o grafite - arte efêmera por natureza - para um suporte que sobrevive aos séculos, o livro.

O “autor” é desenhista, e seus grafites foram base para a composição de textos inspirados no universo do artista. Uma publicação que cria diálogos entre a literatura e a arte urbana, experimentando as histórias que um “desenho” pode suscitar. Suas imagens foram o ponto de partida para contos, crônicas e poemas escritos por Antonio Prata, Beso, Daniel Minchoni, Kevin Kraus, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Mel Duarte, Micheliny Verunschk, Natalia Timerman e Pedro Marques.

As pinturas de Paulo Ito retratam, em grande parte, acontecimentos brasileiros e, nelas, é possível identificar personagens da nossa formação identitária, conflitos políticos e sociais pelos quais passamos nas últimas décadas, temas pertinentes ao “ser contemporâneo e urbano”, presentes especialmente na cidade de São Paulo. Além das imagens selecionadas pelas autoras e autores e os seus textos, o livro apresenta um panorama da obra do artista, registrando outros dos seus grafites espalhados por cidades do Brasil e do mundo.

Um documento literário-imagético do nosso tempo

O resultado é um livro de 136 páginas, multi-autoral, com uma literatura que abre nossos pensamentos. A capa e quarta-capa nascem de empenas realizadas pelo artista em celebração a esta obra e o poder da literatura de transformar nossos olhares.

 

Litera-rua: Poéticas inspiradas nos grafites de Paulo Ito
(Editacuja 2023, 136 págs.)
Saiba mais sobre o projeto clicando neste link.
Informações para aquisições: dcom@editacuja.com.br