Blog

Viagem Literária 2023: oficinas de Escrita Criativa trazem a Literatura brasileira do XXI para a ordem do dia!

Ilustração de Fernando Siniscalchi para o Viagem Literária 2023 com o tema Escrita Criativa
SP Leituras

A 15ª edição do Viagem Literária tem uma programação intensa e conta com três módulos distintos, todos com foco na literatura brasileira contemporânea. O módulo de Contação de Histórias começa neste mês de agosto, entre os dias 8 e 25. As Oficinas e Encontros com Escritores, de 3 a 27 de outubro e as oficinas de Escrita Criativa on-line (segunda etapa) acontecem de 7 a 30 de novembro - a primeira fase aconteceu em julho. São três roteiros, em um passeio que começou com uma jornada em diferentes estilos literários nas oficinas virtuais de escrita criativa, realizadas em julho por profissionais renomados.

Vale a pena registrar a oficina on-line "Escrita criativa no Brasil contemporâneo: tempo, voz narrativa e as fronteiras da literatura", realizada nas bibliotecas de Guaiçara, Lins, Pompéia e Marília, entre os dias 18 e 21 de julho, que discutiu o tema contemporaneidade na literatura utilizando como suporte o conto "A gente combinamos de não morrer", presente no livro "Olhos d’água", de Conceição Evaristo.  A professora e autora Wlange keindé, ministrante da atividade, fez uma exposição teórica sobre os elementos da literatura de gênero narrativo e trouxe algumas tendências da literatura no Brasil Contemporâneo.  

Mas que significa contemporâneo? Wlange explica que o tom da contemporaneidade está justamente no contexto social. Começando pela representação de grupos marginalizados ou subrepresentados na literatura e a forma como são expostos. “Temos a perspectiva exótica, em que as pessoas são apresentadas de maneira estigmatizada ou satírica, como o favelado, o bandido, a prostituta. Por outro lado, para a escritora, a perspectiva crítica mostra a vivência real dos grupos marginalizados, uma visão de dentro feita por autores que pertencem ao grupo social excluído.

A professora acredita que  a literatura contemporânea vem ganhando papel de destaque no meio literário. Anteriormente renegada, hoje conta com maior quantidade de autores do gênero, mais leitores, mais editoras e mais premiações. Mesmo diante de um movimento promissor, Wlange questiona algumas discussões sobre o tema, como o fato dessas obras por vezes não serem consideradas pelos críticos como literatura e sim como relatos e se realmente há espaço para todas as vozes marginalizadas.

Para exemplificar o estilo da literatura contemporânea, Wlange leu para os participantes o conto da Conceição Evaristo e expôs alguns pontos a serem observados, como a relação dos personagens com o tempo, as interrupções na narrativa, a presença de múltiplas vozes, a mistura de linguagem cotidiana e poética, as ações rápidas e os pensamentos lentos, a mistura de primeira e terceira pessoa e as vozes marginalizadas. Para finalizar, lançou outro questionamento. “Um texto como o da Conceição Evaristo seria literatura em outra época?”.

Wlange keindé é mestre em Teoria da Literatura e em Literatura Comparada, criadora do Ficçomos, o maior canal de escrita criativa do YouTube Brasil, autora de A criação do escritor e coautora de Você por aqui?.

Acompanhe as notícias e a programação do Viagem Literária pelo site> https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/