Edição 41 - Fevereiro/2024 | Editorial

Caipira: um causo do Brasil

Reprodução tela “Caipira picando fumo” (Almeida Júnior, 1893, Pinacoteca do Estado de São Paulo). Wikipedia.

Inspirado no Povo Brasileiro (1995), de Darcy Ribeiro (1922-1997), o projeto Literatura Brasileira no XXI segue com seu novo ciclo. Depois da primeira ação mais panorâmica, a segunda concentra-se numa das cinco unidades geográficas, econômicas, étnicas e culturais do país: o Brasil caipira.

São Paulo foi o primeiro e principal irradiador dos valores caipiras, conforme seus habitantes expandiam as fronteiras da Colona Portuguesa pelo interior da América do Sul. Por chão e por rios eles farejaram riquezas, materializadas em nativos cativos, pedras preciosas, produtos do sertão e terras boas para o cultivo.

Longas viagens perigosas, muitas acompanhadas à viola, foram gestando narrativas e costumes, das maneiras de preparar habitações e comida, até os modos de cantar e contar o que se vivia e imaginava. Um legado presente nas canções de duplas como Zé Carreiro e Carreirinho ou Tonico e Tinoco, e na prosa de Valdomiro Silveira ou Guimarães Rosa.

Poeta, músico, pesquisador e professor, o piracicabano Fábio Casemiro, especialista no autor de Grande Sertão: veredas (1956), tocou a oficina “Dois dedos de Prosa: o caipira e a literatura brasileira”. Destacou, por exemplo, a capacidade para performar enredos de medo ou graça. Sem ser caraterística sua exclusiva, o caipira é um sabido contador de causos, vide o personagem Riobaldo e o ator Rolando Boldrin.

Assim, vale a pena chegar olhos e ouvidos ao que os participantes têm para contar.

 

 

 

 

Leia também

Narrativas do Sul: leitura com olhos e ouvidos

Em O Povo Brasileiro (1995), Darcy Ribeiro desenha o Brasil Sulino como espaço diversificado, que tanto se espalha pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quanto se conecta a migrações internas e externas. A pluralidade aí detectada, em que pese o território menor em comparação ao...

Leia Mais!
Autoria preta sobre todo assunto

Desde seu primeiro ano de existência (2020), o projeto Literatura Brasileira no XXI dedica um olhar especial ao vinte de novembro, Dia da Consciência Negra. Como neste ano propomos ações a partir da obra o Povo Brasileiro (1995), de Darcy Ribeiro (1922-1997), foi natural conectar a presente of...

Leia Mais!
Amazônia pela Amazônia

O projeto Literatura Brasileira no XXI volta ao Brasil Caboclo, um dos cinco complexos sociais abordados por Darcy Ribeiro (1922-1997), na obra Povo Brasileiro (1995). Se nossa primeira visita à região, tão grande quanto ainda mal conhecida pelas demais, colocou a prosa no centro, agora temos a ...

Leia Mais!
O contar sertanejo

O Brasil Sertanejo é um dos complexos sociais que, no livro o Povo Brasileiro (1995), Darcy Ribeiro (1922-1997) considera imprescindível para compreender a gênese do país. Se em março de 2024 tivemos a questão iluminada pela poesia, agora em setembro, o projeto Literatura Brasileira no XXI fo...

Leia Mais!
O canto caipira do Brasil

A partir do Povo Brasileiro (1995), de Darcy Ribeiro (1922-1997), o projeto Literatura Brasileira no XXI vem promovendo diversificadas oficinas em 2024. Já tivemos uma ação voltada à prosa caipira, abordando, por exemplo, a narrativa de Guimarães Rosa. Agora, fechamos o foco na poesia cantada...

Leia Mais!
Poesia para ler, ouvir, tocar, vestir...

Darcy Ribeiro conclui O Povo Brasileiro (1995) afirmando que o Brasil se tornara uma nova Roma tropical. “A maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e (...) também pela sua criatividade artística e cultural.” A capacidade social de receber e forjar novas humanidades, portan...

Leia Mais!