Edição 44 - Maio/2024 | Tema
O povo brasileiro na literatura, construindo identidades pretas
As literaturas
nacionais, assim como outras expressões culturais, contribuem para desenhar a
ideia que os indivíduos formam sobre seu país, sobre sua língua e sobre muitos
aspectos de sua cultura nacional. Como ilustração, podemos pensar em enunciados
como “Minha terra tem palmeiras/ Onde canta o sabiá/ As aves que aqui gorjeiam/
Não gorjeiam como lá”, pertencentes ao poema “Canção do Exílio”, publicado em
1846, de Gonçalves Dias, e que marcam um dos momentos iniciais do romantismo
brasileiro, enaltecendo as belezas de uma terra tropical recém independente de
Portugal. Podemos somar a esse exemplo os versos “Moro num país tropical
abençoado por Deus/ E bonito por natureza”, da canção “País Tropical”, lançada em 1969, de Jorge Ben
Jor, e que falam sobre um país de belezas naturais e de um sujeito poético que
torce pelo time do Flamengo – um dos clubes de futebol brasileiro com forte
presença de pessoas negras em sua torcida. O sujeito ‘construído’ na letra da
canção namora uma moça negra chamada Tereza, toca violão e tem um “fusca” – o
carro popular da época da ditadura no Brasil.
Os excertos
acima fazem parte de certa memória afetiva de leitura ou de vivência, constituem-se
em bagagem cultural que é familiar a muitos brasileiros, despertando em nós o
sentimento de pertença ou de identidade nacional em maior ou menor grau. Antonio
Candido na obra O Romantismo no Brasil (2004) relaciona a estética do romantismo
brasileiro à construção do que chama de “sentimento de identidade”, pois esse
período literário trouxe temas e paisagens locais, utilizando-se de uma
linguagem mais natural que a de períodos anteriores, uma expressão próxima à
dos usos linguísticos que o homem de então fazia. As produções do período
romântico aproximam os leitores não apenas da literatura, mas também do que era
ser “brasileiro”.
A partir deste
conceito trazido por Candido, a oficina “O povo brasileiro na literatura,
construindo identidades” buscou refletir com os participantes sobre como
personagens de origem afrodescendente foram narrados em algumas obras do cânone
literário, sobretudo naquelas lidas e estudadas nas escolas tendo como foco
principal autores afrodescendentes. A razão desse recorte temático e autoral teve
como referência a obra de Darcy Ribeiro O povo brasileiro, a formação e o
sentido do Brasil, publicado em 1995. Importante trabalho que aborda as
matrizes étnicas formadoras da nossa nação, dentre elas o que Ribeiro chamou de
“Brasil Crioulo”, forjado na economia açucareira no nordeste brasileiro
fundamentalmente com a mão de obra escravizada.
Durante os
encontros, tivemos a oportunidade de apreciar diversas obras de épocas
diferentes, que nos fizeram pensar sobre a produção de autores literários de
ascendência africana e que, ainda, trazem a escravidão de formas diversas e,
por vezes, reatualizadas. Neste Editorial, vamos refletir sobre as leituras que
elaboramos em obras de Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus e Conceição
Evaristo. Podemos dizer que um dos elementos recorrentes nas obras selecionadas
sobre a presença do ‘povo afrobrasileiro’ foi sua relação com o mundo do
trabalho.
Lemos, por exemplo, o conto “Pai
contra mãe”, de Machado de Assis, publicado em 1906 no livro Relíquias da Casa Velha. O primeiro
parágrafo já é impactante aos olhos do leitor curioso, pois ainda que a
escravidão formal já houvesse terminado na época da publicação da obra, sua
sombra e a lógica escravagista das relações sociais permanecia. O narrador
conta um evento acontecido há 50, quando a escravidão já estava em decadência
no Brasil:
A
escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras
instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo
ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a
máscara de folha de flandres. (Machado de Assis, s/p)
No contexto do
desmonte do sistema escravagista, nos é apresentado o personagem Cândido Neves,
o Candinho, uma pessoa que “cedeu à pobreza, quando adquiriu o ofício de pegar
escravos fugidos”, pois não se fixava a empregos formais e estáveis. Candinho,
um homem pobre que morava de favor, no ponto alto do conto, circulava pelo
Largo da Carioca, pelas Rua do Parto e da Ajuda “à caça” de uma mulher “mulata”
escravizada... Machado, com sua cuidadosa ironia, assim se refere ao ofício de “pegar
escravos”:
Ora,
pegar escravos fugidios era um ofício do tempo. Não seria nobre [...]. Ninguém
se metia em tal ofício por desfastio ou estudo; a pobreza, a necessidade de uma
achega, a inaptidão para outros trabalhos, o acaso, e alguma vez o gosto de
servir também, ainda que por outra via, davam o impulso ao homem que se sentia
bastante rijo para pôr ordem à desordem. (Machado de Assis, s/p)
No conto,
interagem indivíduos pobres, alguns em ascensão social, brancos, descendentes
de portugueses, homens negros livres entre outros. Todos convivem em uma área
pobre da então Capital do país. Há diversas profissões do universo próximo a
Candinho mencionadas, dentre elas: costureira, farmacêutico, tipógrafo,
caixeiro, fiel de cartório, contínuo de repartição, carteiro, entalhador. Um
rico universo de ofícios da passagem do século XIX para XX na cidade do Rio de
Janeiro.
Tivemos o prazer de ler textos elaborados por
duas grandes autoras mineiras, nos quais foi possível observar aspectos sobre o
mundo do trabalho e o universo das trabalhadoras sob o olhar e a escrita de
mulheres negras: Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. Lançamos mão do
conceito de “Escrevivência”, construído por Conceição Evaristo (2014), para
quem o ato de escrita de mulheres negras se dá como uma ação que busca desfazer
a imagem do passado “em que o corpo-voz de mulheres negras escravizadas tinha
sua potência de emissão também sob o controle dos escravocratas, homens,
mulheres e até crianças. E se ontem nem a voz pertencia às mulheres
escravizadas, hoje a letra, a escrita, nos pertencem também.” Ou seja, para a
literata e pesquisadora, a escrita de mulheres negras é uma forma de essas
mulheres terem sua voz presente nos espaços de poder.
Considerando essa visão sobre a escrita de
mulheres afro-descendentes, analisamos a obra Quarto de despejo, diário de
uma favelada, (2020/1960), focalizando o modo como a autora conta sua
rotina de catadora de material reciclável pelas ruas de São Paulo, e também de
escritora que mora em uma casa na favela. Dimensões essas pouco usuais em
escritores tradicionalmente estudados na escola:
[...] Vou escrever um livro referente a favela. Hei de
citar tudo que aqui se passa. E tudo que vocês me fazem. Eu quero escrever o
livro, e vocês com estas cenas desagradaveis me fornece os argumentos. (Jesus,
2020, p. 26)
(...)
É que eu estou escrevendo um livro, para vendê-lo. Viso
com esse dinheiro comprar um terreno para eu sair da favela. Não tenho tempo
para ir na casa de ninguém. (Jesus, 2020, p. 33)
Carolina se mostra sempre inconformada com
sua condição de moradora de uma favela na cidade mais rica do Brasil. Escrever,
para a autora, além de forma de expressão, significa uma maneira de sair da
miséria material em que vive com sua família. Dentre muitos aspectos
importantes na obra de Carolina, destacamos a construção de sua imagem como
mulher negra que gosta de si, gosta de seu cabelo, gosta da cor de sua pele:
[...] – É pena você ser preta.
Esquecendo eles que eu adoro a minha pele negra, e o meu
cabelo rústico. Eu até acho o cabelo de negro mais iducado do que o cabelo do
branco. Porque o cabelo de preto onde põe, fica. É obediente. E o cabelo de
branco, é só dar um movimento na cabeça ele já sai do lugar. É indisciplinado.
Se é que existe reencarnações. Eu quero voltar sempre preta. (Jesus, 2020,
p.64)
A autora se apresenta como preta em um país
em que a cor da pele é motivo de discriminação e preconceito cotidiano.
Carolina não só reconhece a beleza da pele negra, também elege seu cabelo com
marca relevante na construção de sua persona. Essa passagem motiva também
outras mulheres a sentirem orgulho de serem negras, se desprendendo de estigmas
que impõem um padrão branco de beleza. Reside na passagem uma possibilidade de
construção de identificação com muitas leitoras.
De Conceição Evaristo, lemos e discutimos
juntos a crônica “Maria”, publicada na coletânea Olhos d’água (2014). O
personagem principal é uma trabalhadora que, ao voltar de seu emprego como
diarista, reencontra um grande amor no ônibus. O leitor tem a oportunidade de
desfrutar de episódios em que o relacionamento amoroso é narrado de forma muito
gentil:
Ao entrar, um homem levantou lá de trás, do
último banco, fazendo um sinal para o trocador. Passou em silêncio, pagando a
passagem dele e de Maria. Ela reconheceu o homem. Quanto tempo, que saudades!
Como era difícil continuar a vida sem ele. Maria sentou-se na frente. O homem
sentou-se a seu lado. Ela se lembrou do passado. Do homem deitado com ela. Da
vida dos dois no barraco. Dos primeiros enjoos. Da barriga enorme que todos
diziam gêmeos, e da alegria dele. Que bom! Nasceu! Era um menino! E haveria de
se tornar um homem. Maria viu, sem olhar, que era o pai de seu filho.
(Evaristo, 2014, p. 24)
Um dos aspectos levantados pelos oficineiros,
sobretudo pelas mulheres, foi a identificação delas com Maria por motivos diversos.
Por Maria ser trabalhadora, ter certa independência, ser mãe responsável, ou
seja, pelas diversas dimensões do personagem construído na narrativa. Retomando
Candido (2004), por meio do texto, o sentimento de identidade com a persona
social se constrói. Interessante destacar que os leitores são “informados” de
que Maria é uma mulher negra a partir de um acontecimento de violência na
narrativa, a cor da pele do personagem não era o condutor da narrativa ainda
que essa condição tenha implicações no desenrolar do enredo Assim, o fato de o
personagem ser uma mulher, mãe, trabalhadora e que ama é que alicerça a
dimensão humana dessa persona construída na crônica.
Evaristo, ao refletir sobre sua escrita, seus
personagens e o conceito de escrevivência assim se manifesta: “[...] tenho tido
a percepção que, mesmo partindo de uma experiência tão específica, a de uma
afro-brasilidade, consigo compor um discurso literário que abarca um sentido de
universalidade humana. Percebo, ainda, que experiências específicas convocam as
mais diferenciadas pessoas.” (Evaristo, 2020, p.31)
A oficina “O povo brasileiro na literatura,
construindo identidades” propiciou momentos de muita leitura, de análise e de
discussão de obras literárias que veiculam a visão, a sensibilidade, os
interesses de autores que representam uma parcela do povo brasileiro cujas
histórias ainda muito pouco foram narradas.
Por Lilian Borba
Lilian do Rocio Borba possui graduação em Letras-Português
pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutorado em Linguística, na área
de Sociolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e estágios
de pós-doutorado também pela Universidade Estadual de Campinas (2010 e 2014).
Nos últimos anos, tem pesquisado sobre os africanos e a formação do português
brasileiro. Atuou também em disciplinas relacionadas à prática de leitura e de
produção de textos escritos em cursos de nível superior como Pedagogia,
Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Serviço Social. Atualmente, desenvolve
pesquisa acadêmica sobre a escrita de mulheres afrodescendentes.