Edição 04 - Janeiro/2021 | Entrevista

Em oficina online, Pedro Marques leva arte poética à vida das pessoas

Foto: Ricardo Lima

Na oficina online "O que tem de música num poema?", ministrada em novembro dentro da programação da Biblioteca de São Paulo, o professor Pedro Marques mostrou como formar e fortalecer a leitura, a escuta e a composição de poesia literária e cancional. O curso foi acompanhado por cerca de 30 alunos de São Paulo e de outras partes do País.

Marques começou a oficina com uma apresentação geral. A ideia, segundo ele, é fazer com que os participantes sejam "estimulados à ação diante da página silenciosa e da faixa sonora, seja como inventores de novos poemas, seja como criadores de novos sentidos para canções e poemas já conhecidos". A primeira aula foi dedicada à língua falada no poema e na canção, com uma pequena oficina de percepção. Na primeira parte, foram analisados poemas como "Terraço", de Cassia Janeiro, parte da antologia "A pérola e a ostra" (2007), e outros.

Entre os alunos, a variedade de profissões e objetivos também surpreendeu. José Andrade, de Vitória, é estudante de Filosofia: "Minha conexão é mais com a poesia na infância. Referências como José Paulo Paes, Cecília Meireles e outros". Já Paula Almeida Morato é professora de língua portuguesa e quer desenvolver projetos de mediação de leitura: "Atualmente, tenho me interessado muito pelas narrativas em cordel e tenho descoberto muitas releituras de obras clássicas."

"Como poeta, pesquisador e professor de poesia escrita, oral e cantada, minha meta é levar, ao máximo, a arte poética à vida das pessoas", diz Marques. "Nesse sentido, propor práticas e reflexões, que transitam do valor estético à função social da poesia, certamente promove a formação de mais e melhores leitores, não somente para a poesia, mas para quaisquer gêneros literários e textuais."

Leia também

Arte, literatura e combate

Nesta entrevista, Patricia Anunciada e Nelson Flávio Moraes colocam os holofotes na contribuição da cultura dos povos africanos para a formação da identidade nacional, comentando fatores presentes desse legado na escrita de autores mais contemporâneos como Conceição Evaristo, Jeferson Tenó...

Leia Mais!
Amazônias de fora e de dentro

Nesta entrevista, o professor, pesquisador e escritor, Fadul Moura, parte de sua trajetória acadêmica para refletir sobre o pensar a Amozônia pela literatura que, em suas palavras, "é pensar em ideias que circulam dentro dela, sejam aquelas voltadas para a sua geografia, que, de fato, existem, s...

Leia Mais!
Os limites entre Literatura e História

Nesta entrevista, o professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cleber Vinicius do Amaral Felipe, destaca a importância de ler entender as obras associadas ao chamado “Romance de 30” na perspectiva contemporânea. Para quem “a leitura, mesmo desinteress...

Leia Mais!
A multiplicidade do gênero canção

Nesta entrevista, o escritor, professor, linguista e músico, Álvaro Antônio Caretta, retoma a origem da palavra caipira - “o homem que corta o mato” – para  trazer uma dimensão nova e instigante sobre o valor da cultura caipira na formação para a formação da cultura brasileira e...

Leia Mais!
A poesia e suas formas de existir

Nesta entrevista, os poetas e professores Pedro Marques e Leonardo Gandolfi tecem uma visão sobre os diversos tipos de poesia nas suas diferentes formas de composição, meios de transmissão e valorização social, “cada uma com regras próprias e bem-sucedidas”. Assim, diante das inúmeras po...

Leia Mais!
A voz como instrumento indispensável

Nesta entrevista, Silvio Mansani, que divide seu tempo entre a música, o ensino e a atividade acadêmica, conta como é possível conciliar essas atividades, mas confessa que suas ocupações preferidas são a canção e a poesia. Manzani fala ainda sobre a importância da manutenção das práti...

Leia Mais!