Edição 13 - Outubro/2021 | Entrevista

Oficina com Lilian do Rocio Borba ensina a ‘desvendar’ os segredos do texto

O texto é um evento. Mas que evento é esse? O que faz um texto ser caracterizado como literário? Para começar a responder a essas perguntas, a “Oficina Professores personagens da literatura: textos sobre outros textos”, ministrada pela professora Lilian do Rocio Borba, com início no último dia 7 de agosto, apresentou um panorama conceitual de como pensar o texto como um lugar de constituição e de interação de sujeitos sociais, a partir de análises de textos de Ricardo Ramos (Circuito Fechado) , Chico Buarque (ParaTodos – Chico: Artista Brasileiro) e Geovani Martins (O Sol na Cabeça).

As práticas e interações com os participantes tiveram o objetivo de estudar os mecanismos que ajudam a ‘desvendar’ os segredos de um texto – um construto histórico e social extremamente complexo e multifacetado, cujo sentido vai além de sua materialidade, seu significado literal.

“Para a construção de um sentido do texto, precisamos de conhecimento de mundo, conhecimento histórico e social, enfatiza a professora Lilian, acrescentando: “a leitura do mundo precede a leitura do texto, portanto, ler não é algo tão óbvio assim”.

Para a dinâmica da oficina, os alunos escolheram um personagem professor no universo da literatura para estudar como tais indivíduos são construídos textualmente e discursivamente, em que espaços narrativos aparecem e como tais espaços são constituídos como “objetos de discursos” nas obras literárias. O objetivo da oficina foi estimular os participantes à produção escrita de uma resenha, um artigo ou ainda um ensaio sobre uma obra literária analisada durante os encontros.

Lilian do Rocio Borba

Lilian é graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, com doutorado em Linguística, na área de Sociolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas, e estágios de pós-doutorado também pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisa sobre os africanos e a formação do português brasileiro.

A atividade faz parte da programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos e integra o Literatura Brasileira no XXI. Inscrições gratuitas em https://bvl.org.br/inscricao (vagas limitadas). Mais informações em https://bvl.org.br/garanta-sua-vaga-em-nossa-programacao-de-agosto/. A continuidade da oficina está prevista para os próximos dias 14, 21 e 28 de agosto (sábados), das 10h às 13h, em formato online.

Lilian do Rocio Borba possui graduação em Letras-Português pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutorado em Linguística, na área de Sociolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e estágios de pós-doutorado também pela Universidade Estadual de Campinas (2010 e 2014). Nos últimos anos, tem pesquisado sobre os africanos e a formação do português brasileiro. Atuou também em disciplinas relacionadas à prática de leitura e de produção de textos escritos em cursos de nível superior como Pedagogia, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Serviço Social. Atualmente, desenvolve pesquisa acadêmica sobre a escrita de mulheres afrodescendentes.

Leia também

Dimensões musicais da experiência literária

Nesta entrevista, a professora, teatróloga, pesquisado e escritora curitibana, Deise Abreu Pacheco, fala sobre as motivações que a levaram a explorar a relação entre a literatura e a trilha sonora de autores do sul do Brasil que abordam vivências LGBTQIAPN+. Segunda ela, tudo começou com o t...

Leia Mais!
Arte, literatura e combate

Nesta entrevista, Patricia Anunciada e Nelson Flávio Moraes colocam os holofotes na contribuição da cultura dos povos africanos para a formação da identidade nacional, comentando fatores presentes desse legado na escrita de autores mais contemporâneos como Conceição Evaristo, Jeferson Tenó...

Leia Mais!
Amazônias de fora e de dentro

Nesta entrevista, o professor, pesquisador e escritor, Fadul Moura, parte de sua trajetória acadêmica para refletir sobre o pensar a Amozônia pela literatura que, em suas palavras, "é pensar em ideias que circulam dentro dela, sejam aquelas voltadas para a sua geografia, que, de fato, existem, s...

Leia Mais!
Os limites entre Literatura e História

Nesta entrevista, o professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Cleber Vinicius do Amaral Felipe, destaca a importância de ler entender as obras associadas ao chamado “Romance de 30” na perspectiva contemporânea. Para quem “a leitura, mesmo desinteress...

Leia Mais!
A multiplicidade do gênero canção

Nesta entrevista, o escritor, professor, linguista e músico, Álvaro Antônio Caretta, retoma a origem da palavra caipira - “o homem que corta o mato” – para  trazer uma dimensão nova e instigante sobre o valor da cultura caipira na formação para a formação da cultura brasileira e...

Leia Mais!
A poesia e suas formas de existir

Nesta entrevista, os poetas e professores Pedro Marques e Leonardo Gandolfi tecem uma visão sobre os diversos tipos de poesia nas suas diferentes formas de composição, meios de transmissão e valorização social, “cada uma com regras próprias e bem-sucedidas”. Assim, diante das inúmeras po...

Leia Mais!