Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias  (ISSN 2764-8192) é um periódico de publicação semestral, exclusivamente eletrônico, destinado à divulgação de trabalhos resultantes de pesquisas sobre literatura, de circulação nacional e internacional, realizada a partir da parceria estabelecida por meio de convênio de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, órgão de natureza cultural voltado à viabilização de políticas destinadas ao incentivo à leitura, tendo como principal papel gerir iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). A revista conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas do Campus Guarulhos-SP (Unifesp).  

A revista pretende se constituir como um espaço de divulgação da produção acadêmica de docentes, discentes e pesquisadores em geral sobre literatura contemporânea, com ênfase  na literatura brasileira produzida no século vinte e um, bem como sobre as demais literaturas de língua portuguesa. Além disso, a revista também pretende incorporar produções acadêmicas com perspectivas contemporâneas sobre as literaturas produzidas em outras línguas e em outros tempos. 

Seç˜ões e categorias

A revista  acolhe, em fluxo contínuo, artigos, ensaios, relatos de experiência, depoimentos, resenhas, entrevistas, traduções e criação literária conforme as seguintes categorias:

Literatura Brasileira 

Literaturas de Língua Portuguesa 

Literaturas em outras línguas em diálogo com as literaturas de língua portuguesa

Literaturas de outros tempos em diálogo com as literaturas de língua portuguesa

Literatura e suas relações com outras artes e linguagens

Ensino de literatura, leitura e mediação

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados para publicação serão avaliados por pares, pareceristas do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. Apenas os trabalhos aprovados por, pelo menos, dois pareceristas serão encaminhados para publicação.

Se o parecer for favorável à publicação do artigo, o(s) autor(es) deve(m) fazer as correções recomendadas e as modificações sugeridas pelos pareceristas em tempo hábil para que o artigo tenha a aprovação final do Conselho Editorial e possa ser publicado.

Periodicidade

A revista Cadernos Acadêmicos é um periódico de publicação semestral, fluxo contínuo, exclusivamente eletrônica, de circulação nacional e internacional, realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, favorecendo a divulgação científica e cultural.

Fontes de Apoio

Departamento de Letras

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade Federal de São Paulo

SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Histórico do periódico

A revista Cadernos Acadêmicos é fruto do convênio de cooperação técnica estabelecido entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, órgão de natureza cultural voltado à viabilização de políticas destinadas ao incentivo à leitura, tendo como principal papel gerir iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL). Nasce como produto de um projeto de extensão intitulado Literatura Brasileira no XXI, que propõe um conjunto de ações de extensão que têm por finalidade fomentar a produção sobre determinado acervo compreendido pelo recorte proposto, bem como promover a divulgação da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na universidade. O projeto prevê a participação ativa dos alunos das unidades curriculares de Literatura do Curso de Letras da Unifesp e a veiculação da produção dos resultados de pesquisa em nível de Graduação e Pós-Graduação, em uma publicação de caráter periódica, que se constitui na presente revista acadêmica.

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à revista o direito de publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional  o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Contato

Departamento de Letras

Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos

Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade

Guarulhos - SP, 07252-312

 

SP-Leituras – Organização Social de Cultura

Rua Faustolo, 576, Alto da Lapa, São Paulo (SP) 05041-000.

Telefone: (11) 3155-5444.

Contato Principal

Equipe Editorial de Cadernos Acadêmicos

Universidade Federal de São Paulo/SP-Leituras

cadernosacademicos@lbxxi.org.br

revistacadernosacademicos@gmail.com