Edições anteriores
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Vozes Discentes
n. 1 (2021)Editorial
A revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias constitui-se como produto do projeto de extensão intitulado Literatura Brasileira no XXI: cadernos acadêmicos, o qual é fruto do convênio de cooperação técnica estabelecido entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
O projeto da revista configura-se como um laboratório de produção editorial, de modo que os discentes possam vir a contribuir não apenas com a publicação de seus textos, sendo usuários da revista, mas também no processo de edição, atuando em conjunto com docentes em todas as fases editoriais de uma revista acadêmica. A revista possui um conselho editorial formado por professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras e conta com o apoio institucional do programa de pós-graduação em Letras da Unifesp.
Esse periódico constitui-se como espaço de divulgação da produção acadêmica de docentes, discentes e pesquisadores em geral sobre literatura contemporânea, com ênfase na produção brasileira no século vinte e um, bem como sobre as demais literaturas de língua portuguesa. Além disso, incorpora reflexões com perspectivas contemporâneas sobre as literaturas produzidas em outras línguas e em outros tempos e em diálogo com outras artes, acolhendo artigos, ensaios, relatos de experiência, depoimentos, resenhas, entrevistas, traduções e criação literária, de acordo com as seguintes categorias: Literatura Brasileira; Literaturas de Língua Portuguesa; Literaturas em outras línguas em diálogo com as literaturas de língua portuguesa; Literaturas de outros tempos em diálogo com as literaturas de língua portuguesa; Literatura e suas relações com outras artes e linguagens; Ensino de literatura, leitura e mediação.
Em consonância com os objetivos do projeto de extensão de que é fruto, o primeiro número procura lançar luzes sobre a produção de pesquisa de alunos e alunas, quer seja em nível de graduação ou pós-graduação, em razão disso, justifica-se a escolha do nome Vozes Discentes para o seu volume de estreia.
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Vozes Discentes II
n. 2 (2022)Editorial
Com este segundo número, a revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias consolida-se como um dos principais produtos acadêmicos do projeto de extensão Literatura Brasileira no XXI: cadernos acadêmicos, por sua vez, parte do convênio de cooperação técnica estabelecido entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
No passado, reflexões e resultados acadêmicos cumpriam seu papel se permitissem a formação e o diálogo localizado num departamento, núcleo ou grupo de pesquisa. Hoje, a pesquisa científica supõe publicação e divulgação do conhecimento produzido em todos os níveis: graduação, extensão e pós-graduação. Com isso, consolidou-se a ideia de que os trabalhos, realizados em sala de aula ou em laboratórios, devem transcender a relação entre pesquisadores e orientadores. Eles devem, pois, buscar a interlocução com um público mais amplo para além da academia e, sobretudo, consolidar a missão fundamental da universidade com a formação de professores e o diálogo direto com a educação básica.
Como a pesquisa tem sido cada vez mais realizada em rede, todo pesquisador experimenta seus métodos e inquirições acompanhando sucessos e falhas de seus pares. Vai longe a ideia de pensadores solitários, correndo o risco de desenvolverem técnicas e interpretações concomitantes sem se conhecerem, sem se ajudarem ou mesmo colaborarem. Mas o presente impõe ao menos dois desafios.
O primeiro é a hiper produção de artigos ou relatos de pesquisas como mera contabilidade acadêmica, numa espécie de busca desenfreada de dividendos científicos que não necessariamente redundam em inovação, ou sequer ampliam a visão de mundo dos agentes da ciência. É quando a lógica de mercado, sem regras e balanças de qualidade e impacto social, toma conta até de espaços que deveriam, por natureza, questioná-la. Ora, quando propomos um modelo de revista em que alunos e pesquisadores convertam-se em leitores uns dos outros, uns servindo de modelo ou degrau para os outros, buscamos criar uma comunidade viva de pesquisa e reflexão, uma rede cuja amplitude, vale destacar, congrega estudantes e pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, promovendo assim o diálogo e o intercâmbio que vem contribuir também para a desterritorialização do conhecimento.
O segundo é sublinhar o caráter coletivo e até mesmo comunitário da produção de conhecimento. Nesse sentido, uma geração de pesquisadores é sempre necessariamente devedora e continuadora (e questionadora) das gerações que a antecederam. O saber novo, as perspectivas inusitadas, assim como a partilha de conquistas e lugares assentes, todos esses processos só se viabilizam dentro de um campo consolidado, em que se estabelecem diálogos, incorporam-se contribuições e observam-se possibilidades de ruptura. É nessa chave que a entrevista realizada com o professor Paulo Franchetti pode ser lida, ao explicitar os processos e o longo tempo investido na elaboração de uma dicção própria ou de um modo particular de ler e construir conhecimento sobre poesia. Que é, ainda, o reconhecimento (de sua parte) dos mestres e pares que o alimentaram e inspiraram, bem como a continuidade de um magistério bem ilustrado na relação com os entrevistadores, por sua vez formados no convívio real ou de letras com o ensino do entrevistado.
A edição formaliza, assim, a convicção naquele caráter coletivo e comunitário do conhecimento e resgata, afetuosamente, na figura desse mestre, o tipo de relação acadêmica e pessoal que acreditamos vitalizador da instituição universitária.
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As literaturas de língua portuguesa no contexto educacional: desafios, práticas, propostas e reflexões
n. 3 (2022)Editorial
Completamos o primeiro ano de existência da revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias com o lançamento deste terceiro número, temático, que acolheu trabalhos que tinham em seu cerne o objetivo de apresentar resultados totais ou parciais de pesquisas envolvendo o tema: “As literaturas de língua portuguesa no contexto educacional: desafios, práticas, propostas e reflexões”. Com esta chamada temática, a revista conseguiu reunir um número consistente de contribuições que fazem revelar a diversidade de olhares sobre as literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa no contexto educacional, com reflexões teóricas e muitas propostas de aplicações práticas voltadas à leitura literária na escola.
Na seção de artigos temáticos, merece destaque a contribuição significativa de autores egressos do curso de especialização em Literaturas de Língua Portuguesa-Identidades,Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares. Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu que contou com a participação de instituições de ensino superior públicas brasileiras e de instituições de ensino superior estrangeiras pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em especial, de Portugal eMoçambique. O curso foi desenvolvido no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil(UAB), gerido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e teve como objetivo, prioritariamente, a formação de professores para o trabalho no contexto de ensino da disciplina de língua portuguesa e suas literaturas, levando em conta um contexto internacional e comunitário dos países de língua portuguesa.
Os primeiros sete trabalhos desta seção são assinados por ex-alunos do curso, em sua totalidade professores atuantes no ensino básico. Os artigos correspondem aos trabalhos deconclusão de curso elaborados pelos professores em formação sob orientação de doutores vinculados a diversas instituições e que atuaram junto ao curso na função de orientadores. Completam a seção de artigos temáticos mais quatro estudos. Além desses, há a seção intitulada Vária, destinada a acolher os artigos aceitos para publicação, mas que não se enquadraram na chamada temática em questão. Há, ainda, a seção de Criação Literária, com a contribuição de alunos do curso de letras da Unifesp, a seção de Entrevistas, com o importante depoimento da professora e poetisa Maria LúciaDal Farra, autora de extensa produção bibliográfica e referência incontornável no que se refere ao estudo da obra de Florbela Espanca. Fechando o presente volume, figura uma belíssima tradução seguida de uma leitura cênica de Pandora y el Ruiseñor, do escritor Ignacio Arriola Haro.
Desejamos uma excelente leitura!
Editores (as)
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Literatura, religião e democracia
n. 4 (2023)Apresentação
No primeiro semestre de 2023, fomos convidados pelos editores da revista Cadernos Acadêmicos, periódico vinculado ao programa de pós-graduação em Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da UNIFESP, a propor um dossiê de caráter interdisciplinar que adotasse as práticas letradas e artes literárias como eixo das reflexões e debates.
Durante os meses que se seguiram, recebemos textos que versavam sobre variados temas, que envolviam: a relevância cultural e espiritual da religião; aspectos relativos à lírica amorosa; domínios referentes ao protagonismo feminino; questões subjacentes à discussão sobre a identidade nacional; a importância do engajamento político (em composições musicais); as margens das convenções sociais etc.
O material que ora apresentamos resultou de um rigoroso processo de acolhida, avaliação e devolutiva à colaboração dos pesquisadores que submeteram trabalhos ao periódico. Nos artigos, ensaios, entrevista, resenha e tradução cá reunidos, percebe-se a pertinência das matérias, a relevância das discussões, o empenho das análises. Acreditamos que os textos podem constituir leituras úteis e agradáveis: objetivo maior de quem tem a incumbência de organizar e conduzir um dossiê.
Somos muito gratos aos autores que compartilharam parte de suas descobertas e aos colegas convidados que emitiram pareceres em atenção aos trabalhos submetidos. Agradecemos a Frederico Lourenço pela saborosa entrevista que concedeu, e, finalmente, à equipe responsável pela revista Cadernos Acadêmicos – em particular ao Professor Luís Fernando Prado Telles, com que mantivemos intenso diálogo ao longo desse período.
Desejamos que a leitura seja produtiva e estimule o envio de novas colaborações a serem disseminadas no periódico.
Thiago Maerki e Jean Pierre Chauvin
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Formação docente e literatura
n. 5 (2024)Editorial
A revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias chega a seu quinto número com o dossiê Formação docente e literatura. O volume temático está formado por textos produzidos tanto por docentes, estudantes e egressos dos cursos de licenciatura que fazem parte do Departamento de Letras da EFLCH - Unifesp, como também por pessoas de outras universidades.
A seção Artigos temáticos conta com nove textos que se relacionam à proposta do dossiê. Os quatro primeiros trabalhos, produzidos por pessoas advindas de diferentes instituições, são resultados de pesquisas de pós-graduação em diálogo com a presença da literatura nos currículos dos cursos de Letras, bem como textos que refletem sobre experiências no ensino de literatura em salas de aulas de diferentes níveis de ensino. Já os cinco últimos artigos desta seção são relatos de experiências ocorridas em diversos âmbitos dos cursos de licenciatura em Letras da Unifesp: durante os estágios curriculares, no projeto Pibid Letras e nas atividades de extensão.
Em Entrevistas conversamos com docentes com experiências diversas no que se refere às instituições, às cidades e aos contextos de atuação. Com isso, almejamos oferecer um panorama quanto ao ensino de literatura no ensino formal, em cursos livres, na universidade e na extensão.
Também a seção Depoimentos dialoga com a temática do dossiê com o texto de Gabriel Alves de Souza Diogo, egresso da Licenciatura em Letras Português-Francês da Unifesp, que versa sobre como a experiência universitária colaborou para o seu trabalho com a literatura como professor de Português e de Francês.
Além dos trabalhos relacionados especificamente ao dossiê, o quinto número da revista traz também textos que não se enquadram no tema da chamada: três artigos na seção Varia, três trabalhos em Criação Literária e dois em Tradução.
Consideramos que o presente volume resultou em um interessante conjunto de textos, em especial no que refere à temática tratada, compondo um bom retrato de como o ensino de literatura vem sendo pensado nos cursos de licenciatura em Letras da Unifesp, bem como em outros âmbitos e instituições.
Desejamos uma boa leitura!
Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira (Organizadoras)
Luís Fernando Prado Telles (Editor)
Raissa Sandara dos Santos Ferreira (Editora Assistente)
Sumário (a edição completa do número encontra-se ao final do sumário)
Editorial I
Apresentação III
Dossiê 1
Biblioteca íntima compartilhada: 2
um desejo de ensino de literatura
Carolina Duarte Damasceno
João Carlos Biella
A afetividade na educação de jovens e adultos 15
através do letramento literário
Maristela Moreira de Souza
Monique Alves Vitorino
Ensino de literaturas em língua espanhola: 34
a Unesp de Assis nos anos 1990
Augusto Moretti de Barros
Sérgio Fabiano Annibal
Literatura no ensino de línguas estrangeiras: 54
reflexões teóricas em uma perspectiva de Novos Letramentos
Danilo da Silva Solera
Escrever com o LAPES: a prática da escrita criativa 74
como projeto de extensão
Beatriz Rodrigues Machado
Juliana Sant’Ana Toivonen
Mayra Martins Guanaes
Nelson Flávio Moraes
Paloma Vidal
Thiago Henrique da Silva
Literatura, ensino de línguas, adolescentes, escola pública e 88
estágio curricular: um diálogo possível
Guilherme Giichi Afonso Goto
Kevyn Rodrigues Nascimento
Luana Munhos Moreira
Sabrina Santos Silva
Explorando horizontes literários: experiências no ensino 104
da literatura hispano-americana
Beatriz Teixeira Gomes
Eliza de Souza Santos
Gabriela Ferreira Ross
Júlia Santos Lopes
Clube do Livro: vozes latino-americanas 117
Greice de Nóbrega e Sousa
Letícia Branco Goes Silva
Helena Scatolo Ambrósio Mathias
Emilly Amanda Brito do Nascimento
Stefanny Paes Vilela Antonio
Os projetos de literatura no PIBID-Unifesp (2022-2024): 135
um relato de experiência
Júlio de Souza Vale Neto
Luís Fernando Prado Telles
Ana Julia Mansano Floriano
Beatriz Nascimento Ferreira
Bruna Rodrigues Palhano de Oliveira
Tatiana Sayumi Duaibes Seki
Amabilin Strombeck dos Santos
Leandro Sales Gonçalves
Leonardo Santos da Silva
Nicolle Lima Nogueira
Vária 157
A presença do autor na cena literária contemporânea: 158
Natália Timerman, dentro e fora do texto
Luana Silva dos Santos Rodrigues
A relação entre engajamento e estética nos grupos 177
Teatro Oficina e Teatro de Arena
Murilo Barros Ferreira
Pedro Marques Neto
Quando as personagens são esfinges: uma introdução a Sphinx (1986), 202
romance de Anne Garréta, e à tradução da não-marcação de gênero
Mercúrio Toscano Barali
Ana Cláudia Romano Ribeiro
Criação Literária 220
Estações. Transcriação de Stations: 221
Anagrammes, de Michelle Grangaud
Ana Cláudia Romano Ribeiro
Paola C. do Nascimento Jucio
Tatiana Sayumi Duaibes Seki
Frei Samael Dubois
Poetizar os conceitos 261
Leila de Aguiar Costa
Louis-Joseph-Jules Claude Neto
Murilo Barros Ferreira
Stephany Matsuda
Estéfani Paixão
Carina Maidana Telles
Gabriela de Aquino Costa
Poema Noturno 279
José D'Assunção Barros
Depoimento 282
Algumas considerações sobre a formação acadêmica em Letras 283
Português/Francês na Unifesp e o trabalho na área de educação
enquanto professor de língua portuguesa e francesa
Gabriel Alves de Souza Diogo
Entrevista 297
O ensino de literatura em aulas de línguas estrangeiras e 298
a formação docente: entrevista a Antonio Andrade
Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira
A escrita literária e a sala de aula: 313
entrevista a Luana Chnaiderman de Almeida
Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira
Literatura, extensão e formação universitária: 324
entrevista a Cristiane Checchia e Mario René Rodríguez Torres
Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira
Tradução 334
A amplitude dos sentidos da tradução literária: 335
mapas e caminhos do fazer poemas
Katia MarcheseNubia Batista dos Reis Barreto
Graciela Foglia
Márcia Valéria Martinez de Aguiar
Marcelle Marie Magnoni
Carlos Renato Lopes
La remplaçante | A Substituta | Tala Ka Vini: 346
Tradução de um conto de Ketty Steward do Francês ao português,
apresentado em versão trilíngue
(português, francês e crioulo martinicano)
Tainara de Jesus Severo
Ana Cláudia Romano Ribeiro