n. 3 (2022): As literaturas de língua portuguesa no contexto educacional: desafios, práticas, propostas e reflexões
Editorial
Completamos o primeiro ano de existência da revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias com o lançamento deste terceiro número, temático, que acolheu trabalhos que tinham em seu cerne o objetivo de apresentar resultados totais ou parciais de pesquisas envolvendo o tema: “As literaturas de língua portuguesa no contexto educacional: desafios, práticas, propostas e reflexões”. Com esta chamada temática, a revista conseguiu reunir um número consistente de contribuições que fazem revelar a diversidade de olhares sobre as literaturas brasileira, portuguesa e africanas de língua portuguesa no contexto educacional, com reflexões teóricas e muitas propostas de aplicações práticas voltadas à leitura literária na escola.
Na seção de artigos temáticos, merece destaque a contribuição significativa de autores egressos do curso de especialização em Literaturas de Língua Portuguesa-Identidades,Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares. Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu que contou com a participação de instituições de ensino superior públicas brasileiras e de instituições de ensino superior estrangeiras pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em especial, de Portugal eMoçambique. O curso foi desenvolvido no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil(UAB), gerido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e teve como objetivo, prioritariamente, a formação de professores para o trabalho no contexto de ensino da disciplina de língua portuguesa e suas literaturas, levando em conta um contexto internacional e comunitário dos países de língua portuguesa.
Os primeiros sete trabalhos desta seção são assinados por ex-alunos do curso, em sua totalidade professores atuantes no ensino básico. Os artigos correspondem aos trabalhos deconclusão de curso elaborados pelos professores em formação sob orientação de doutores vinculados a diversas instituições e que atuaram junto ao curso na função de orientadores. Completam a seção de artigos temáticos mais quatro estudos. Além desses, há a seção intitulada Vária, destinada a acolher os artigos aceitos para publicação, mas que não se enquadraram na chamada temática em questão. Há, ainda, a seção de Criação Literária, com a contribuição de alunos do curso de letras da Unifesp, a seção de Entrevistas, com o importante depoimento da professora e poetisa Maria LúciaDal Farra, autora de extensa produção bibliográfica e referência incontornável no que se refere ao estudo da obra de Florbela Espanca. Fechando o presente volume, figura uma belíssima tradução seguida de uma leitura cênica de Pandora y el Ruiseñor, do escritor Ignacio Arriola Haro.
Desejamos uma excelente leitura!
Editores (as)