Literaturas africanas no ensino médio

material didático e propostas de ensino

Autores

  • Daniele Teixeira UNIFESP

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Literaturas africanas, Material didático, Ensino médio, Proposta de ensino

Resumo

Reflexões semeadas na especialização em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Estado de São Paulo culminaram no seguinte objeto de pesquisa: Como abordar a literatura africana em sala de aula de forma eficaz considerando o universo africano, sua riqueza e peculiaridades? O objetivo geral é propor uma prática de ensino-aprendizagem eficiente para a inserção das literaturas africanas e os específicos englobam analisar o material didático e os documentos oficiais que norteiam a temática, verificar estudos existentes e sugerir obras para o material didático. A pesquisa possui caráter qualitativo-quantitativo, os resultados contribuem para a melhoria do ensino de literatura.

Biografia do Autor

Daniele Teixeira, UNIFESP

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário de Votuporanga (2017), foi bolsista PROUNI e bolsista PIBID - Português (CAPES) durante toda a graduação. Atualmente, cursa o terceiro ano do curso de Pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo e finalizou recentemente a especialização em Literaturas de Língua Portuguesa: Identidades, Territórios e Deslocamentos da Universidade Federal do Estado de São Paulo. Também participa do programa de especialização em Psicopedagogia do Centro Universitário FAVENI.

Downloads

Publicado

2022-12-30