Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s) obrigatoriamente, por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo todas as informações solicitadas, incluindo as palavras-chaves. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato.
  • Conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos. Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo com maior titulação, vínculo profissional.
  • A Revista possui um Template para o envio dos artigos. É obrigatório seu uso para a adequação do artigo às normas da Revista e submissão dos textos no sistema.
  • Certificar-se de que foi realizado o registro do ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register. OBRIGATÓRIO FAZER O REGISTRO ORCID PARA TODOS OS AUTORES.
  • Para textos resultantes de pesquisas orientadas, se a publicação não for feita em conjunto com o orientador, o autor deverá apresentar uma declaração assinada pelo orientador dando autorização para a a publicação.
  • Para trabalhos resultantes de pesquisas com seres humanos, mencionar no corpo do trabalho, em nota de roda pé, a aprovação da pesquisa em comitê de ética e anexar o respectivo parecer no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

  1. A revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias aceita para publicação artigos, ensaios, relatos de experiência, depoimentos, resenhas, entrevistas e traduções.
  2. A revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias publicará apenas textos originais e inéditos. A submissão de uma produção à revista implica que ela não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerada para outra publicação.
  3. A Comissão Editorial reserva-se ao direito de não realizar publicações de mesma autoria no interstício inferior a um ano. 
  4. Os textos submetidos são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc indicados por estes. Quando são sugeridas alterações ou correções, os originais são devolvidos aos autores.
  5. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Universidade Federal de São Paulo/ Unifesp e à SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.
  6. Ressalta-se que após a aprovação dos textos submetidos, os autores deverão proceder a devida revisão gramatical/ortográfica do texto, por profissional da área, inclusive dos textos em línguas estrangeiras. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.
  7. Todos os trabalhos enviados para serem avaliados pela revista serão submetidos a ferramentas de verificação de similaridade e os autores serão comunicados em casos de ajustes.
  8.  Acesse aqui o Template com o modelo de artigo da revista.
  9. Acesse aqui a declaração de autorização de publicação pelo orientador.  

 

Normas para publicação de artigos, ensaios, relatos de experiência e depoimentos

Cadernos Acadêmicos: conexões literárias só aceita artigos originais que apresentem, no máximo, até três autores e que sejam doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos, graduados e graduandos. No caso de mestrandos, graduados e graduandos, em coautoria com um doutor, preferencialmente o orientador.

O respeito às normas em relação ao número de páginas, formato do resumo e palavras-chave bem como ao escopo da revista é rigorosamente observado para a aprovação dos textos enviados.

Os artigos e outros trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema eletrônico da revista. Não serão aceitos trabalhos enviados por email ou por outra forma de envio.

Arquivo da submissão deve estar sempre em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF

Título em fonte Cambria, 12 pt, negrito e centralizado, espaçamento “Simples”

Nome do(a) primeiro(a) autor(a) à direita, dados em nota de rodapé: minibiografia do autor: trajetória acadêmica simplificada contendo titulações, vinculação institucional e outras informações pertinentes. Informar OrcID e e-mail principal de contato. (Nome do(a) segundo(a) autor(a) se houver), à direta

RESUMO (no idioma original – 12 pts – Cambria – negrito – justificado)

Elaborar um resumo informativo, no idioma no qual o artigo foi redigido, contendo de 150 a 250 palavras, baseando-se nas normas da ABNT vigentes. O resumo deverá conter o foco temático, objetivo e metodologia de pesquisa, destacando a relevância dos resultados ou contribuição da abordagem e/ou conclusões do trabalho para a área de interesse. (12 pts – Cambria – justificado)

Palavras-chave: Primeira palavra; Segunda palavra; Terceira palavra; Quarta palavra, Quinta palavra. (12 pts – Cambria – justificado)

Título na segunda língua, fonte Cambria, tamanho 12, negrito, centralizado, cor cinza escuro. Espaçamento “Simples”

ABSTRACT (12 pts – Cambria – negrito – justificado)

Apresentar versão em inglês do resumo informativo original, contendo de 150 a 250 palavras. (em inglês, 12 pts – Cambria – justificado)

Keywords: Primeira palavra; Segunda palavra; Terceira palavra; Quarta palavra, Quinta palavra. (12 pts – Cambria  – justificado)

Seções primárias (12 pts – Cambria – negrito – justificado)

Os textos dos artigos deverão ter uma extensão entre 12 e 20 páginas e resenhas deverão ter no máximo 4500 palavras, incluindo resumos, referências bibliográficas e notas.

INSTRUÇÕES SOBRE NORMATIZAÇÃO :

  1. Formatação do corpo do texto:parágrafo 1,5 cm, espaçamento 1,5 cm; fonte Cambria, tamanho 12; texto justificado. Destacar Palavras (estrangeiras ou não) somente em itálico; não utilizar aspas ou sublinhado para esse propósito, exceto em endereços URL.
  2. Indicação das referências no corpo do texto:
    • Como referenciar citações indiretas:

            Referenciar paráfrases ou citação indireta entre parênteses na sequência à citação: lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut vulputate tincidunt turpis at tincidunt. Suspendisse aliquam venenatis ipsum (SOBRENOME do autor, ano da obra, páginas). Quando a citação provier de uma única página, abreviação p. ; se o intervalo for de 2 ou mais páginas, abreviação pp.

2.2. Como referenciar citações diretas curtas:

            As citações diretas curtas (até três linhas) devem ser colocadas entre aspas duplas, “[...] lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut vulputate tincidunt turpis at tincidunt. Suspendisse aliquam venenatis ipsum” seguidas de referenciação da fonte citada entre parênteses, de acordo com a regra acima: (SOBRENOME do autor, ano da obra, páginas).

2.3. Como referenciar citações diretas longas:

Em caso de citações com mais de 3 linhas, destacar a citação em recuo de 2,5 cm, em fonte Cambria, tamanho 10, espaçamento simples e sem aspas. 

Exemplo de uma citação longa, composta por mais de três linhas. O texto deve estar configurado em Cambria, 10 pts, justificado, espaçamento simples, com recuo de 2,5 cm em todo o parágrafo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut vulputate tincidunt turpis at tincidunt. (SOBRENOME do autor, ano da obra, páginas).

  • Referências e notas explicativas ou interpretativas 

Qualquer informação adicional ou de caráter explicativo deve ser inserida em Notas de  rodapé não excedendo a utilização de 200 palavras em cada nota. SOBRENOME do autor, ano da obra, páginas. Referências e notas esclarecedoras ou interpretativas devem ser apresentadas sempre no rodapé, em sequência numérica, formatada em fonte Cambria, 10 pt, espaço simples.

  • Quadros, tabelas, gráficos, imagens e figuras em geral :

Figuras deverão vir inseridas no corpo do texto, em formato JPEG. Tabelas ou quadros deverão ser elaborados com a própria ferramenta de tabelas do word, em dimensões adequadas.

As imagens utilizadas no texto precisam ter resolução mínima de 300dpi e dimensões mínimas de 1024x768 pixels. As imagens capturadas de Internet precisam trazer a URL completa nas referências, legenda ou fonte. Todas as imagens precisam ter suas fontes mencionadas e serem de uso livre. Devem ser resguardados os direitos autorais.

Tabelas, figuras, gráficos, desenhos ou quadros devem aparecer numerados e com títulos (apenas inicial maiúscula).

  • Bibliografia  (12 pts – Cambria – negrito – alinhado à esquerda)

Devem ser apresentadas em ordem alfabética por sobrenome de autores. Configuração do texto: 12 pts, Cambria, alinhamento à esquerda, espaçamento simples (0,6 pts antes). Para destaque em títulos, utilizar itálico. Nome e sobrenome dos autores escritos por extenso e repetidos, em vez do uso de traço/ponto (______.). Seguir ordem de nome conforme ficha catalográfica da obra.

  1. Como referenciar as indicações bibliográficas:

Único autor:

SOBRENOME do autor, Nome. Título e subtítulo em itálico. Local: Editora, ano.

Aqui e em todos os casos, quando não houver local e/ou editora na obra referenciada, indicar :

- S.l.: editora, ano                     

- local: s.n., ano                   

  - S.l.: s.n., ano.

Até 3 autores:

SOBRENOME do autor (A), nome; SOBRENOME (B), nome; SOBRENOME (C), nome. Título e subtítulo em itálico. Local: Editora, ano.

Mais de 3 autores:

SOBRENOME do autor A, Nome et al. Título e subtítulo em itálico. Local: Editora, ano.

Organizador (es), coordenador (es), tradutor (es):

SOBRENOME do autor (A), Nome; SOBRENOME (B), Nome (Orgs.). Título e subtítulo em itálico. Tradução de Nome e Sobrenome.

[S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

Autor entidade:

PAÍS, Entidade/Instituição. Título e subtítulo em itálico. Cidade, ano.

Autoria desconhecida/fonte de arquivo:

PRIMEIRA  palavra do título, usar itálico. Local:  Editora, Instituição ou Acervo, ano.

 Parte/capítulo de obra:

SOBRENOME do autor, Nome. Título da parte/capítulo. InSOBRENOME do organizador, Nome (Org.). Título e subtítulo da publicação em itálico. Local, Editora, ano, páginas da parte e/ou capítulo.

Artigo em periódico

SOBRENOME do autor, Nome. Título da parte in SOBRENOME, Nome do organizador (Org.). Título e subtítulo da publicação em itálico. Local, volume e/ou número do periódico, páginas do artigo, ano.

Dissertações e teses 

SOBRENOME do autor, Nome, Título do trabalho em itálico. Local, Grau acadêmico do estudo, Instituição em que foi apresentado, ano.

  1. Documentos eletrônicos

SOBRENOME do autor, Nome. Título em itálico. Disponível em: https://endereço eletrônico.  Acesso em DD/MM/AAAA.

  1. Filmes e material iconográfico

NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem da produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b.

 EX.: MACUNAÍMA. Direção (roteiro e adaptação) de Joaquim Pedro de Andrade. Filmes do Serro/Grupo Filmes/Condor Filmes. Brasil: 1969. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1969. Versão restaurada digitalmente, 2004. [DVD]. (105 minutos), colorido.

  1. Pinturas, fotos, gravuras, desenhos etc.

 AUTOR. Título [quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes]. Data. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

 Ex.: ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

  1. Discos considerados no todo:

SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Título da obra: subtítulo [Indicar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, C. Caetanear. São Paulo: Polygram, 1989.

  1. Partes de discos (canções, peças etc.)

AUTOR DA CANÇÃO. Título da canção. In: AUTOR DO DISCO. Título da obra: subtítulo [informar se é CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, Caetano. O quereres. In: VELOSO, C. Caetanear [CD]. São Paulo: Polygram, 1989.

Normas para publicação de resenhas

Cadernos Acadêmicos aceita resenhas apenas de textos teóricos relevantes para os estudos literários e que tenham sido publicados, preferencialmente, nos últimos 5 anos. As resenhas devem ter a extensão mínima de 3 e máxima de 5 páginas. Devem conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 14, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam três linhas, ou citações que não sejam da obra resenhada.

O nome do autor da resenha deve vir 3 linhas abaixo da referência (espaçamento simples). Deve ser seguido de asterisco que remete ao pé da página com a qualificação do autor: instituição a que pertence, Faculdade, Departamento ou Programa de Pós-Graduação, cidade, estado, país e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail).

O texto da resenha deve vir 7 espaços simples abaixo do nome do autor em Cambria, corpo 12 e espaço 1,5. Adentramento: 1,25 cm para assinalar início de parágrafo.

As referências, no corpo da resenha, devem constar do nome do autor com letras maiúscula e minúscula (caixa alta e baixa), seguido da data de publicação. Nas referências entre parênteses, antes ou depois de citação, o nome do autor deve aparecer em maiúsculas (caixa alta), seguido da data de publicação da obra, além da(s) página(s). Não usar idem ou idem, ibidem.

A correção gramatical e ortográfica é de responsabilidade do autor da resenha.

 

Submissões

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.