Na machamba e no morro

a perspectiva da mulher em diferentes territórios

Autores

  • Viviane de Moura Sousa
  • Karla Niels SEEDUC/ CEDERJ

Palavras-chave:

leitura, mediação, identidade, mulher, sociedade

Resumo

No contexto de uso da língua portuguesa em diferentes territórios como expressão de pertencimento e de identidade cultural e social, a literatura moçambicana, de Luís Bernardo Honwana, e a brasileira, de João Anzanello Carrascoza, veem de modo sensível uma sociedade marcada pela desigualdade e pela existência  de mulheres renegadas pelo patriarcado, pelo racismo e pelo machismo estrutural. Neste viés, cabe propor aos estudantes oportunidades de experiências de leitura que lhe permitam refletir sobre a identidade da mulher em contos como Dina, de Honwana; e No Morro, de Carrascoza.

Biografia do Autor

Viviane de Moura Sousa

Licenciada em português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professora das redes estadual e municipal de ensino em São Paulo. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5962-8933

Karla Niels, SEEDUC/ CEDERJ

Doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra e licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora substituta no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), professora docente I na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e Coordenadora de Teoria da Literatura I no curso de Letras do Consórcio CEDERJ. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9241571154601781 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3647-2427 .

Downloads

Publicado

2022-12-30