O estatuto da imagem fotográfica na literatura contemporânea

Autores

  • Samara Lima Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Literatura contemporânea, inespecificidade, fotografia, Carlos Henrique Schroeder, Isabela Figueiredo

Resumo

É notável o incremento do número de obras ficcionais atuais que dispõem de fotos em meio ao texto. Natalia Brizuela, em seu livro Depois da fotografia comenta sobre uma forma de criação literária do presente que busca contaminar-se com outras linguagens como, por exemplo, a fotografia. A fim de discutir a relação entre narrativa e imagem, este ensaio busca analisar duas produções contemporâneas, As afinidades eletivas, de Carlos Henrique Schroeder e Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo, visando a explorar a fotografia como um recurso que, junto ao texto, expande o universo ficcional e faz “progredir a ação” (BARTHES).

Biografia do Autor

Samara Lima, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi bolsista da FAPESB na modalidade Iniciação Científica (PIBIC 2020/2021), cuja pesquisa, que se dedicou a investigar a prática literária que desliza na direção de uma relação imbricada com a imagem, integrou o projeto da Profª. Drª. Luciene Almeida de Azevedo (UFBA), intitulado “O romance e o ensaio: narrativas do século XXI”. O presente artigo é resultado da pesquisa. E-mail: samaracdlima@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1518-5074.

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Publicado

2022-12-30