Formação do leitor literário

experiências de leitura no ensino fundamental II

Autores

  • Ana Carolina Miguel Costa UNESP

Palavras-chave:

Literatura; leitura literária; ensino de literatura; leitor literário, educação

Resumo

O presente artigo pretende apresentar os dados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola no interior de São Paulo, na qual buscou-se investigar quais resultados seriam encontrados ao propiciar o contato entre obra e leitor dentro da sala de aula. Para isso, inicialmente foi proposta uma abordagem teórica sobre o conceito de leitor, literatura e leitura literária. Após, apresenta-se os dados obtidos com a pesquisa de campo, na qual foi empregada a análise temática, para um estudo quantitativo e qualitativo, conforme proposto por Laurence Bardin (1977). Evidencia-se que os participantes conseguiram fazer interpretações textuais de qualidade. 

Biografia do Autor

Ana Carolina Miguel Costa, UNESP

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Mestra em Estudos Literários pelo mesmo programa e universidade. Graduada em Letras (Licenciada e Bacharela) pela UNESP. E-mail: carol_c_fdj@hotmail.com. ORCID: 0000-0003-0642-3138

Downloads

Publicado

2022-12-30