Produção discente na pós-graduação brasileira

um desafio

Autores

  • Andre Barros Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Maria do Socorro Fernandes de Carvalho Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Produção acadêmica; Publicação discente; Universidades brasileiras; Periódico; Sistema educacional

Resumo

O estudo objetiva expor problemas que envolvem a produção discente nos cursos de pós-graduação no Brasil. Há uma demanda institucional pela produção textual discente; como consequência, pesquisadores mestrandos têm de dispor de periódicos científicos onde publiquem suas pesquisas. Essa prática científica constitui um verdadeiro desafio ao jovem pesquisador no país. Para contribuir de modo pragmático com o acesso a periódicos acadêmicos abertos ao pesquisador mestrando, organizadores do VIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários, evento anual promovido pelo curso de pós-graduação em letras da UNIFESP, elaboraram um banco de dados com periódicos que aceitam mestrandos em suas chamadas.

Biografia do Autor

Andre Barros, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Professor doutor do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Email: andre.barros@unifesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6646-3011.

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Professora doutora do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Email:maria.fernandes@unifesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3576-9915

Downloads

Publicado

2022-12-30