Ensino de literatura:

identidade, territórios e deslocamentos em Quarto de Despejo

Autores

  • Ricardo Gomes Brasil SEDUC-SP
  • Lilian do Rocio Borba Unifesp

Palavras-chave:

Literatura periférica; letramento literário; Autonomia leitora; Identidade, territórios e deslocamento.

Resumo

As discussões propostas neste artigo referem-se ao desafio principal de promover a autonomia leitora e o letramento literário, pois prioriza a literatura periférica com finalidade de que o estudante agregue à sua leitura crítica os aspectos de construção identitária, reflita sobre imagens de territórios e os deslocamentos desenhados na obra estudada. Um dos aspectos relevantes na condução das análises propostas é a concepção que a obra é fundamental na constituição de Carolina como Autora uma vez que se apropriou do direito ao discurso denunciando a condição precária de vida de diversos brasileiros e desvelando ao mundo a condição do oprimido.

Biografia do Autor

Ricardo Gomes Brasil, SEDUC-SP

Especialista em Literaturas de Língua Portuguesa pela UNIFESP, licenciado em Letras Português e Espanhol pela Universidade Camilo Castelo Branco. Professor de língua portuguesa, espanhola e literatura na rede estadual de São Paulo (SEDUC-SP) e na escola técnica estadual do Centro Paula Souza. Francisco Morato, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0682-0491 .

Lilian do Rocio Borba, Unifesp

Doutora em Linguística, na área de Sociolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas (2006), e com estágios de pós-doutorado também pela Universidade Estadual de Campinas (2010 e 2014). Pesquisa sobre os africanos e a formação do português brasileiro. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1992).

Downloads

Publicado

2022-12-30