Identidade, literatura e racismo

a invisibilidade de Luiz Gama no livro didático

Autores

  • Márcia Moreira Custódio Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Pirapora

Palavras-chave:

Lei nº 10.639/2003; Luiz Gama; Romantismo; Livro didático.

Resumo

No campo de discussão da Lei nº 10.639/2003, o livro didático constitui-se importante ferramenta no processo de formação identitária, no que concerne à valorização da identidade negra. Este artigo problematiza um livro de Língua Portuguesa, por invisibilizar Luiz Gama na apresentação dos poetas do conteúdo do Romantismo no Brasil. A análise, de cunho bibliográfico, documental e qualitativo, respalda-se no pensamento de  Munanga (2005; 2020),  Cuti (2010), Ferreira (2000) entre outros. Como resultado, verificou-se que a obnubilação de autoria negra no conteúdo do Romantismo assinala um viés racista ao livro didático.

Biografia do Autor

Márcia Moreira Custódio, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Pirapora

Doutora em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Professora EBTT do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus  Pirapora. E-mail: marcia.custodio@ifnmg.edu.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9168-6367.

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Publicado

2022-12-30