Literatura e mundo

uma proposta de leitura literária da obra Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano, de Grada Kilomba

Autores

  • Aline Maria Miguel Kapp-Barboza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Mary Nascimento da Silva Leitão Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Leitura literária, Grada Kilomba, Educação Decolonial, Racismo, Relações étnico-raciais

Resumo

Este estudo propõe a elaboração uma atividade de intervenção prática de mediação e de compartilhamento de leitura literária propícia ao debate de temáticas que possibilitem valorizar a pluralidade étnico-racial, contribuindo com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Como estratégia metodológica, uma vez que se entende a obra como um romance dotado de “literariedade”, a leitura do texto literário seguirá as etapas propostas por Eagleton (2017) e os momentos de interpretação (COSSON, 2009). Desse modo, ao considerar caráter humanizador da literatura, espera-se que a atividade possibilite despertar um novo olhar para a problemática, colaborando com a desconstrução de discursos racistas.

Biografia do Autor

Aline Maria Miguel Kapp-Barboza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Graduada em Licenciatura em Letras (português/inglês) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; Mestra e Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma universidade. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Barretos, São Paulo, Brasil.

Mary Nascimento da Silva Leitão, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professora substituta do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-30