O letramento literário com textos de literatura de países de língua portuguesa: uma proposta para o Ensino Médio

Autores

  • Gabriela Carvalho Solgon Docente na SEDUC e CEETEPS
  • Deisi Luzia Zanatta Católica de Santa Catarina - Centro Universitário

Palavras-chave:

Letramento literário; sequência básica; literaturas de língua portuguesa; formação de leitores; ensino médio.

Resumo

Este artigo visa apresentar uma proposta de prática de leitura para ser desenvolvida com literaturas de língua portuguesa do Brasil, Moçambique e Portugal e refletir como essa proposição pode contribuir para o letramento literário de estudantes do ensino médio. Para compor este trabalho selecionamos o conto Natalina Soledad, de Conceição Evaristo, publicado em seu livro Insubmissas lágrimas de mulheres e os poemas Moças das docas, de Noémia de Souza, disponível na obra Sangue Negro e Crucificada, de Florbela Espanca, publicado em Charneca em Flor. O planejamento utilizado se vale da sequência básica de letramento literário, proposta por Rildo Cosson .

Biografia do Autor

Gabriela Carvalho Solgon, Docente na SEDUC e CEETEPS

Licenciada em Letras, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura. Docente na SEDUC e CEETEPS.

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina - Centro Universitário

Licenciada em Letras e especialista em Língua e Cultura Inglesa pela URI – campus de Frederico Westphalen. Mestra e Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora Tutora On-line do Núcleo de Educação à Distância da Católica de Santa Catarina – Centro Universitário, de Jaraguá do Sul/SC. Professora formadora da especialização em Literaturas de Língua Portuguesa – identidades, territórios e deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, novos olhares da UAB/Unifesp no ano de 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-30