Teatro do Absurdo Mexicano:

Pandora y el Ruiseñor (Pandora e o Rouxinol), de Ignacio Arriola Haro. Tradução e Leitura Cênica

Autores

  • Ana Cláudia Romano Ribeiro UNIFESP
  • Bianca Roberta dos Santos
  • Andreia dos Santos Menezes Unifesp

Palavras-chave:

Ignacio Arriola Haro, Pandora y el ruiseñor, Pandora e o rouxinol, tradução, teatro mexicano

Resumo

Em 1964, o mexicano Ignacio Arriola Haro recebeu o Prêmio Jalisco em Letras pela peça Pandora y el ruiseñor, que segue a estética do Teatro do Absurdo. Apresenta-se aqui sua tradução para o português – Pandora e o rouxinol – realizada no âmbito de uma Atividade Programada de Pesquisa (APP) do curso de Letras, habilitação em espanhol, da Universidade Federal de São Paulo, sob orientação das professoras Ana Cláudia Romano Ribeiro e Andreia dos Santos Menezes. Para completar a tarefa tradutória, foi realizada uma leitura cênica que pode ser assistida no youtube.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Romano Ribeiro, UNIFESP

Professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde coordena a Monitoria de literaturas de expressão francesa e, com Ligia Fonseca Ferreira, o GELEF, Grupo de Estudos de Literaturas de Expressão Francesa. Desenvolve projetos nos campos da tradução, artes visuais, escrita e performance, alguns deles publicados em seu canal no youtube. Traduziu Poteaux d'angles  (Pilares de canto ), aforismos de Henri Michaux (alguns trechos foram publicados na revista escamandro ), Le bleu de l’île  (O azul da ilha ), peça de teatro de Évelyne Trouillot (Rónai , v. 8, n. 2, 2020), juntamente com alunos seus, e contos de ficção científica de Ketty Steward, em parceria com orientandos (Criação e Crítica , 32, 2022 e Alere , no prelo), entre outras obras. No campo dos estudos utópicos, traduziu e organizou edições da Utopia  de Thomas More (editora da UFPR, no prelo), de La terre australe connue  (A terra austral conhecida ), de Gabriel de Foigny (Editora da Unicamp, 2011) e coeditou a revista Morus – Utopia e Renascimento . Ana Cláudia faz parte do grupo de teatro bilíngue Die Deutschspieler  (na Universidade Estadual de Campinas) e do coletivo de poetas Anáguas , que publicou Sol talvez seja uma palavra  (7Letras, 2022). Em 2021 lançou Ave, semente  (Editacuja), livro com desenhos e poemas, e desde novembro de 2021 publica semanalmente, no instagram e no facebook, as tirinhas A vida de Deise , criadas com sua esposa Deise Abreu Pacheco. E-mail: acrribeiro@unifesp.br. Orcid: 0000-0002- 0923-3228.

Bianca Roberta dos Santos

Professora particular de língua espanhola. Bacharel em Letras, com habilitação em Português e Espanhol (EFLCH-UNIFESP), é graduada em nível técnico em Teatro e trabalha principalmente com ensino de línguas estrangeiras. E-mail: br.bianca.roberta@gmail.com. Orcid: 0000-0003-0680-0001

Andreia dos Santos Menezes, Unifesp

Professora associada na área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Bacharel e licenciada em Letras, com habilitação em Português e Espanhol (FFLCH-USP). É doutora e mestre em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispanoamericana- FFLCH-USP) com período de bolsa sanduíche de doutorado (PDEE-Capes) na Temple University (Filadélfia-EUA). Realizou estágio de pós-doutorado (Fapesp) na LLILAS Benson - Latin American Studies and Collection - University of Texas (Austin-EUA). É líder do grupo de pesquisa CNPq "Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos discursivos e culturais" e membro do grupo "Comparação de séries discursivas entre o Brasil e a Argentina". É coordenadora do projeto de extensão "Charlas de Cineclub" e co-coordenadora do grupo de estudos "Conversando sobre feminismos". Trabalha principalmente com os seguintes temas: estudos contrastivos entre o português brasileiro e o espanhol; estudos culturais e discursivos comparativos entre o Brasil e a Argentina. E-mail: amenezes@unifesp.br. Orcid: 0000-0002-0713-2060.

Downloads

Publicado

2022-12-30