Leitura de literatura e textos multimodais

uma proposta de abordagem intertextual

Autores

  • Larissa da Silva Lisboa Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Wendel dos Santos de Menezes Rede Municipal de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino de literatura; Letramento Literário; Textos Multimodais; Intertextualidade; Identidade

Resumo

O artigo pretende apresentar uma proposta de ensino de leitura literária que fuja do paradigma histórico-nacional que, considerando a abordagem de Cereja (2005) e Cosson (2020), não obtêm o sucesso esperado na formação de leitores de literatura. Logo, dada a importância da literatura na formação dos sujeitos, necessita-se de novas formas de trabalho com o texto literário, considerando, por exemplo, suas unidades temáticas. Os textos multimodais, de importância destacada inclusive em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem contribuir para aproximar o aluno das obras literárias, visto oferecerem diversidades de linguagem mais próximas das vivências dos estudantes. 

Biografia do Autor

Larissa da Silva Lisboa Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Estudos Literários e Especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais, ambos os títulos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Orcid: 0000-0001-5922-8710

Wendel dos Santos de Menezes, Rede Municipal de São Paulo

Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de São Paulo (IFSP), graduado em Letras pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Professor no ensino regular na rede municipal de São Paulo e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Santo André. 

Downloads

Publicado

2022-12-30