Por trás do riso da morte

análise sobre as manifestações satíricas de "As intermitências da morte" de José Saramago

Autores

  • Natália Kanashiro de Medeiras UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis
  • Sandra Aparecida Ferreira UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Palavras-chave:

Sátira, Morte, José Saramago, Narrativa Portuguesa

Resumo

Este trabalho analisa o romance As intermitências da morte (2005) na qual representa o acontecimento fantástico: o desaparecimento da morte. A euforia inicial dos indivíduos ao encontrarem a possibilidade da imortalidade é transtornada no momento em que as mazelas humanas são eternizadas, consequentemente, instaurando um conflito entre repulsa e reconhecimento em relação à figura da morte. O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações satíricas contidas no romance português na qual contribui para a reflexão crítica sobre a finitude do indivíduo.

Biografia do Autor

Natália Kanashiro de Medeiras, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Mestranda no programa de Pós-Graduação ‘’Literatura e Vida Social’’ na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –Faculdade de Ciências e Letras de Assis e graduada em Letras com habilitação em francês pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita –Faculdade de Ciências e Letras de Assis. E-mail: naaakanashiro@gmail.com. ORCID: 0000-0002-8660-5427.

Sandra Aparecida Ferreira, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Atualmente atua como professora assistente de Literatura Portuguesa na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui pós-doutorado em Letras (Teoria Literária) pela Universidade de Coimbra, obteve o título de Mestre e Doutora em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo e Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2021-12-16