Apontamentos sobre as relações de gênero no romance "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra" de Mia Couto

Autores

  • Samuel Dias Ribeiro Universidade de São Paulo
  • Simone Nacaguma Unifesp

Palavras-chave:

Questões de gênero, Modernidade e tradição, Mia Couto

Resumo

O objetivo é discutir as relações de gênero sexuais no romance Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra (2003), dentro do dualismo modernidade vesus tradição, em que o protagonista representa a modernidade e a ilha o tradicional. Nossa hipótese é de que a pretensa modernidade que chega à ilha reafirma o patriarcalismo e machismo, mesmo quando a obra parece apontar, a possibilidade de os “dois mundos” influenciarem-se positivamente. Verifica-se a naturalização de opressão de gênero na diegese. Conclui-se, que, no choque cultural essas se agudizam, as mulheres permanecem em condições de subordinação sem que haja uma contestação desse status.  

Biografia do Autor

Samuel Dias Ribeiro, Universidade de São Paulo

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas da Universidade de São Paulo (USP); graduado em Letras pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e graduado em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP). E-mail: sdribeiro@usp.br.

Simone Nacaguma, Unifesp

Simone Nacaguma é doutora em Teoria e História Literária, área de concentração Literatura Portuguesa, pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, possui mestrado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo/USP e bacharelado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. É docente de Literatura Portuguesa na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, campus Guarulhos. Coordena a Comissão de Curricularização da Extensão da UNIFESP desde 2015 e, atualmente, desenvolve projeto de pós-doutoramento sobre Literatura e Saúde Mental. E-mail: snacaguma@unifesp.br.

Downloads

Publicado

2021-12-16