n. 5 (2024): Formação docente e literatura

Capa da Revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias, com o título escrito acima, à esquerda, à direita o logo do projeto literatura brasileira no XXI, logo abaixo do título o número da revista (5) seguido do número do ISSN - 276408192. Abaixo,  desenhos de livros simulando uma cidade de livros, estes no lugar das contstruções, com desenhos de pessoas circulando pela rua, com faixas de pedestre. Abaixo, o título do volume: Formação docente e literatura. Abaixo um baner com os logotipos das instituições envolvidas no projeto.

Editorial

A revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias chega a seu quinto número com o dossiê Formação docente e literatura. O volume temático está formado por textos produzidos tanto por docentes, estudantes e egressos dos cursos de licenciatura que fazem parte do Departamento de Letras da EFLCH - Unifesp, como também por pessoas de outras universidades.

A seção Artigos temáticos conta com nove textos que se relacionam à proposta do dossiê. Os quatro primeiros trabalhos, produzidos por pessoas advindas de diferentes instituições, são resultados de pesquisas de pós-graduação em diálogo com a presença da literatura nos currículos dos cursos de Letras, bem como textos que refletem sobre experiências no ensino de literatura em salas de aulas de diferentes níveis de ensino. Já os cinco últimos artigos desta seção são relatos de experiências ocorridas em diversos âmbitos dos cursos de licenciatura em Letras da Unifesp: durante os estágios curriculares, no projeto Pibid Letras e nas atividades de extensão.

Em Entrevistas conversamos com docentes com experiências diversas no que se refere às instituições, às cidades e aos contextos de atuação. Com isso, almejamos oferecer um panorama quanto ao ensino de literatura no ensino formal, em cursos livres, na universidade e na extensão.

Também a seção Depoimentos dialoga com a temática do dossiê com o texto de Gabriel Alves de Souza Diogo, egresso da Licenciatura em Letras Português-Francês da Unifesp, que versa sobre como a experiência universitária colaborou para o seu trabalho com a literatura como professor de Português e de Francês.

Além dos trabalhos relacionados especificamente ao dossiê, o quinto número da revista traz também textos que não se enquadram no tema da chamada: três artigos na seção Varia, três trabalhos em Criação Literária e dois em Tradução.

Consideramos que o presente volume resultou em um interessante conjunto de textos, em especial no que refere à temática tratada, compondo um bom retrato de como o ensino de literatura vem sendo pensado nos cursos de licenciatura em Letras da Unifesp, bem como em outros âmbitos e instituições.

Desejamos uma boa leitura! 

Andreia dos Santos Menezes e  Rosângela Dantas de Oliveira  (Organizadoras)

Luís Fernando Prado Telles (Editor)

Raissa Sandara dos Santos Ferreira (Editora Assistente)

 

Sumário (a edição completa do número encontra-se ao final do sumário)

 

Editorial                                                                                                                              I

 

Apresentação                                                                                                                     III

 

Dossiê                                                                                                                                  1

 

Biblioteca íntima compartilhada:                                                                                 2

um desejo de ensino de literatura                                                                   

Carolina Duarte Damasceno

João Carlos Biella

 

A afetividade na educação de jovens e adultos                                                          15

através do letramento literário

Maristela Moreira de Souza

Monique Alves Vitorino

 

Ensino de literaturas em língua espanhola:                                                               34

a Unesp de Assis nos anos 1990

Augusto Moretti de Barros

Sérgio Fabiano Annibal

 

Literatura no ensino de línguas estrangeiras:                                                           54

reflexões teóricas em uma perspectiva de Novos Letramentos

Danilo da Silva Solera

 

 

Escrever com o LAPES: a prática da escrita criativa                                                 74

como projeto de extensão

Beatriz Rodrigues Machado

Juliana Sant’Ana Toivonen

Mayra Martins Guanaes

Nelson Flávio Moraes

Paloma Vidal

Thiago Henrique da Silva

 

Literatura, ensino de línguas, adolescentes, escola pública e                                 88

estágio curricular: um diálogo possível

Guilherme Giichi Afonso Goto

Kevyn Rodrigues Nascimento

Luana Munhos Moreira

Sabrina Santos Silva

 

Explorando horizontes literários: experiências no ensino                                     104

da literatura hispano-americana

Beatriz Teixeira Gomes

Eliza de Souza Santos

Gabriela Ferreira Ross

Júlia Santos Lopes

 

Clube do Livro: vozes latino-americanas                                                                    117

Greice de Nóbrega e Sousa

Letícia Branco Goes Silva

Helena Scatolo Ambrósio Mathias

Emilly Amanda Brito do Nascimento

Stefanny Paes Vilela Antonio

 

Os projetos de literatura no PIBID-Unifesp (2022-2024):                                       135

um relato de experiência

Júlio de Souza Vale Neto

Luís Fernando Prado Telles

Ana Julia Mansano Floriano

Beatriz Nascimento Ferreira

Bruna Rodrigues Palhano de Oliveira

Tatiana Sayumi Duaibes Seki

Amabilin Strombeck dos Santos

Leandro Sales Gonçalves

Leonardo Santos da Silva

Nicolle Lima Nogueira

 

 

Vária                                                                                                                                    157

 

A presença do autor na cena literária contemporânea:                                           158

Natália Timerman, dentro e fora do texto

Luana Silva dos Santos Rodrigues

 

A relação entre engajamento e estética nos grupos                                                  177

Teatro Oficina e Teatro de Arena

Murilo Barros Ferreira

Pedro Marques Neto

 

Quando as personagens são esfinges: uma introdução a Sphinx (1986),             202

romance de Anne Garréta, e à tradução da não-marcação de gênero

Mercúrio Toscano Barali

Ana Cláudia Romano Ribeiro

 

 

Criação Literária                                                                                                               220

 

Estações. Transcriação de Stations:                                                                             221

Anagrammes, de Michelle Grangaud

Ana Cláudia Romano Ribeiro

Paola C. do Nascimento Jucio

Tatiana Sayumi Duaibes Seki

Frei Samael Dubois

 

Poetizar os conceitos                                                                                                       261

Leila de Aguiar Costa

Louis-Joseph-Jules Claude Neto

Murilo Barros Ferreira

Stephany Matsuda

Estéfani Paixão

Carina Maidana Telles

Gabriela de Aquino Costa

 

Poema Noturno                                                                                                                 279

José D'Assunção Barros

Depoimento                                                                                                                                   282

 

Algumas considerações sobre a formação acadêmica em Letras                           283

Português/Francês na Unifesp e o trabalho na área de educação

enquanto professor de língua portuguesa e francesa

Gabriel Alves de Souza Diogo

 

 

Entrevista                                                                                                                           297

 

O ensino de literatura em aulas de línguas estrangeiras e                                      298

a formação docente: entrevista a Antonio Andrade

Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira

 

A escrita literária e a sala de aula:                                                                                313

entrevista a Luana Chnaiderman de Almeida

Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira

 

Literatura, extensão e formação universitária:                                                         324

entrevista a Cristiane Checchia e Mario René Rodríguez Torres

Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira

 

 

Tradução                                                                                                                            334

 

A amplitude dos sentidos da tradução literária:                                                       335

mapas e caminhos do fazer poemas
Katia Marchese

Nubia Batista dos Reis Barreto

Graciela Foglia

Márcia Valéria Martinez de Aguiar

Marcelle Marie Magnoni

Carlos Renato Lopes

La remplaçante | A Substituta | Tala Ka Vini:                                                              346

Tradução de um conto de Ketty Steward do Francês ao português,

apresentado em versão trilíngue

(português, francês e crioulo martinicano)

Tainara de Jesus Severo

Ana Cláudia Romano Ribeiro

Publicado: 2024-12-20

Edição completa