n. 5 (2024): Formação docente e literatura
Editorial
A revista Cadernos Acadêmicos: conexões literárias chega a seu quinto número com o dossiê Formação docente e literatura. O volume temático está formado por textos produzidos tanto por docentes, estudantes e egressos dos cursos de licenciatura que fazem parte do Departamento de Letras da EFLCH - Unifesp, como também por pessoas de outras universidades.
A seção Artigos temáticos conta com nove textos que se relacionam à proposta do dossiê. Os quatro primeiros trabalhos, produzidos por pessoas advindas de diferentes instituições, são resultados de pesquisas de pós-graduação em diálogo com a presença da literatura nos currículos dos cursos de Letras, bem como textos que refletem sobre experiências no ensino de literatura em salas de aulas de diferentes níveis de ensino. Já os cinco últimos artigos desta seção são relatos de experiências ocorridas em diversos âmbitos dos cursos de licenciatura em Letras da Unifesp: durante os estágios curriculares, no projeto Pibid Letras e nas atividades de extensão.
Em Entrevistas conversamos com docentes com experiências diversas no que se refere às instituições, às cidades e aos contextos de atuação. Com isso, almejamos oferecer um panorama quanto ao ensino de literatura no ensino formal, em cursos livres, na universidade e na extensão.
Também a seção Depoimentos dialoga com a temática do dossiê com o texto de Gabriel Alves de Souza Diogo, egresso da Licenciatura em Letras Português-Francês da Unifesp, que versa sobre como a experiência universitária colaborou para o seu trabalho com a literatura como professor de Português e de Francês.
Além dos trabalhos relacionados especificamente ao dossiê, o quinto número da revista traz também textos que não se enquadram no tema da chamada: três artigos na seção Varia, três trabalhos em Criação Literária e dois em Tradução.
Consideramos que o presente volume resultou em um interessante conjunto de textos, em especial no que refere à temática tratada, compondo um bom retrato de como o ensino de literatura vem sendo pensado nos cursos de licenciatura em Letras da Unifesp, bem como em outros âmbitos e instituições.
Desejamos uma boa leitura!
Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira (Organizadoras)
Luís Fernando Prado Telles (Editor)
Raissa Sandara dos Santos Ferreira (Editora Assistente)
Sumário (a edição completa do número encontra-se ao final do sumário)
Editorial I
Apresentação III
Dossiê 1
Biblioteca íntima compartilhada: 2
um desejo de ensino de literatura
Carolina Duarte Damasceno
João Carlos Biella
A afetividade na educação de jovens e adultos 15
através do letramento literário
Maristela Moreira de Souza
Monique Alves Vitorino
Ensino de literaturas em língua espanhola: 34
a Unesp de Assis nos anos 1990
Augusto Moretti de Barros
Sérgio Fabiano Annibal
Literatura no ensino de línguas estrangeiras: 54
reflexões teóricas em uma perspectiva de Novos Letramentos
Danilo da Silva Solera
Escrever com o LAPES: a prática da escrita criativa 74
como projeto de extensão
Beatriz Rodrigues Machado
Juliana Sant’Ana Toivonen
Mayra Martins Guanaes
Nelson Flávio Moraes
Paloma Vidal
Thiago Henrique da Silva
Literatura, ensino de línguas, adolescentes, escola pública e 88
estágio curricular: um diálogo possível
Guilherme Giichi Afonso Goto
Kevyn Rodrigues Nascimento
Luana Munhos Moreira
Sabrina Santos Silva
Explorando horizontes literários: experiências no ensino 104
da literatura hispano-americana
Beatriz Teixeira Gomes
Eliza de Souza Santos
Gabriela Ferreira Ross
Júlia Santos Lopes
Clube do Livro: vozes latino-americanas 117
Greice de Nóbrega e Sousa
Letícia Branco Goes Silva
Helena Scatolo Ambrósio Mathias
Emilly Amanda Brito do Nascimento
Stefanny Paes Vilela Antonio
Os projetos de literatura no PIBID-Unifesp (2022-2024): 135
um relato de experiência
Júlio de Souza Vale Neto
Luís Fernando Prado Telles
Ana Julia Mansano Floriano
Beatriz Nascimento Ferreira
Bruna Rodrigues Palhano de Oliveira
Tatiana Sayumi Duaibes Seki
Amabilin Strombeck dos Santos
Leandro Sales Gonçalves
Leonardo Santos da Silva
Nicolle Lima Nogueira
Vária 157
A presença do autor na cena literária contemporânea: 158
Natália Timerman, dentro e fora do texto
Luana Silva dos Santos Rodrigues
A relação entre engajamento e estética nos grupos 177
Teatro Oficina e Teatro de Arena
Murilo Barros Ferreira
Pedro Marques Neto
Quando as personagens são esfinges: uma introdução a Sphinx (1986), 202
romance de Anne Garréta, e à tradução da não-marcação de gênero
Mercúrio Toscano Barali
Ana Cláudia Romano Ribeiro
Criação Literária 220
Estações. Transcriação de Stations: 221
Anagrammes, de Michelle Grangaud
Ana Cláudia Romano Ribeiro
Paola C. do Nascimento Jucio
Tatiana Sayumi Duaibes Seki
Frei Samael Dubois
Poetizar os conceitos 261
Leila de Aguiar Costa
Louis-Joseph-Jules Claude Neto
Murilo Barros Ferreira
Stephany Matsuda
Estéfani Paixão
Carina Maidana Telles
Gabriela de Aquino Costa
Poema Noturno 279
José D'Assunção Barros
Depoimento 282
Algumas considerações sobre a formação acadêmica em Letras 283
Português/Francês na Unifesp e o trabalho na área de educação
enquanto professor de língua portuguesa e francesa
Gabriel Alves de Souza Diogo
Entrevista 297
O ensino de literatura em aulas de línguas estrangeiras e 298
a formação docente: entrevista a Antonio Andrade
Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira
A escrita literária e a sala de aula: 313
entrevista a Luana Chnaiderman de Almeida
Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira
Literatura, extensão e formação universitária: 324
entrevista a Cristiane Checchia e Mario René Rodríguez Torres
Andreia dos Santos Menezes e Rosângela Dantas de Oliveira
Tradução 334
A amplitude dos sentidos da tradução literária: 335
mapas e caminhos do fazer poemas
Katia Marchese
Nubia Batista dos Reis Barreto
Graciela Foglia
Márcia Valéria Martinez de Aguiar
Marcelle Marie Magnoni
Carlos Renato Lopes
La remplaçante | A Substituta | Tala Ka Vini: 346
Tradução de um conto de Ketty Steward do Francês ao português,
apresentado em versão trilíngue
(português, francês e crioulo martinicano)
Tainara de Jesus Severo
Ana Cláudia Romano Ribeiro